- Publicidade -

Crise de água em SP estimula denúncias coletivas

Alguns apelam para a arte, outros apostam na mobilização coletiva por meio da denúncia.

Que São Paulo vive uma crise no abastecimento de água já não é novidade. Para conter o desperdício, vem acontecendo um racionamento velado, que não é reconhecido pela Sabesp ou pelo governo do estado, e, mesmo assim, ainda se percebe nas ruas que o gasto de água continua exagerado. Nesse contexto, surgem alguns movimentos para alertar sobre a gravidade do problema.

- Publicidade -

“Não quero água” é o nome de uma provocante iniciativa de jovens paulistanos para estimular a população a economizar. O grupo sai às ruas pintando essa frase nas calçadas junto à imagem do personagem Cascão, da Turma da Mônica, famoso por não gostar nem um pouco de água.


Foto: @naoqueroagua

A iniciativa é formada por 15 publicitários que, segundo entrevista ao G1, trabalham com intervenções artísticas. Ao portal, o grupo informou que acompanha as notícias sobre o desperdício e o movimento é uma forma de alertar a situação.

A pintura é feita através da técnica de stencil, em que o jato de tinta é jogado por cima do desenho vazado. Os desenhos foram aplicados onde há mais probabilidade de serem vistos, como locais onde os pedestres param, sentam, ficam de pé.

- Publicidade -


Algumas intervenções nas ruas / Fotos: @naoqueroagua

Por meio de um perfil no Instagram, eles divulgam fotos das intervenções realizadas e pede que os seguidores enviem imagens que denunciem o desperdício em seus próprios bairros. O grupo ainda promete levar sua arte para a calçada dos vizinhos menos conscientes.


Imagem registrada na Avenida Roque Petroni, no Morumbi / Foto: @naoqueroagua

- Publicidade -


Imagem registrada em Alphaville / Foto: @naoqueroagua

Enquanto esse grupo apela para a arte, a rede “Faltou Água” foi criada para mobilizar a ação coletiva por meio da denúncia de falta de água nos bairros. O objetivo é mostrar que o racionamento está ocorrendo, mesmo com a negativa das autoridades.

Para isso, os internautas são convidados a registraram o endereço de onde mora e quando faltou água: “Nos últimos meses, quase todo dia”, “Nos últimos meses, muitas vezes”, “Este ano, de vez em quando”. Essas são as opções disponíveis para os registros. Além disso, é possível relatar, com detalhes, como foi o ocorrido.

Desta forma, será criado um mapa colaborativo com as informações da população paulistana. Os criadores do site afirmam que “se tivermos dados suficientes, poderemos cobrar as autoridades”. Através da plataforma virtual, é possível acompanhar as informações já registradas, confira aqui


Faltou Água / Imagem: Reprodução

Por Marcia Sousa – Redação CicloVivo