- Publicidade -

Crianças devem praticar exercícios sem excessos, alerta profissional de Educação Física

Saiba como é possível associar exercícios com a diversão e quando os pais devem ficar em alerta para possíveis abusos.

A prática de exercícios físicos não deve ser um hábito apenas dos adultos, mas principalmente das crianças. É o que afirma o profissional de Educação Física, Daniel Cancelli, que também coordena o Departamento Infantil da Unique Fitness (Unique Kids – unidade Asa Sul), localizada em Brasília no Distrito Federal. Cerca de 300 crianças praticam diversas modalidades, combinadas com brincadeiras, no local.

- Publicidade -

“O exercício na infância, seja ele de cunho lúdico ou não, tem como principal objetivo o desenvolvimento motor da criança”, afirma Cancelli. Segundo ele, a prática de atividades bem orientada ajuda a desenvolver a fase de crescimento deles, além de estimular a socialização com os demais pequeninos. “Isso tudo aliado a uma boa rotina diária faz com que a criança tenha uma vida mais saudável e cresça da melhor forma possível”.

A prática de exercícios para os pequeninos deve estar associada ao prazer que a criança possui numa determinada modalidade. “A atividade tem que acontecer de uma forma que a criança se divirta, para que ela crie gosto pelo exercício e possa levar esta prática no futuro”, explica o professor.

Para isso, o profissional de Educação Física deve adaptar as aulas infantis, criando brincadeiras que estimulem os pequenos. “Fora das aulas, os pais podem incentivar seus filhos para a prática de diversas atividades, como andar de bicicleta, brincadeiras na piscina, jogar bola, entre outras”.

Alerta para abusos

- Publicidade -

Os exercícios físicos podem trazer diversos benefícios para a saúde das crianças, mas também apresentam perigos quando há excessos na prática. O professor alerta que os pais devem prestar atenção no desempenho deles. “Se a criança chegar em casa e dormir profundamente, ao ponto dos pais não conseguirem acordá-la, pode ser um sinal de exaustão”, explica. Neste momento, o importante é que os pais fiquem atentos, pois os seus filhos podem estar sendo estimulados excessivamente.

Definir um limite para a prática de exercícios nos pequenos é uma tarefa nada fácil, pois cada criança possui seu ritmo. O importante é observar se aquela determinada modalidade está sendo prazerosa ou não. “Desta forma, o exercício será sempre benéfico para a criança”, finaliza. 

- Publicidade -