- Publicidade -

Crianças de Curitiba têm aula para pedalar no trânsito

Além de pedalar, as crianças aprenderam a sinalizar, conheceram as leis de trânsito e assistiram a vídeos e palestras educativas.

A quadra esportiva da Escola Municipal Anísio Teixeira foi transformada em um circuito ciclístico.

Para ter adultos mais conscientes, nada melhor do que investir nas crianças. Um projeto da Prefeitura de Curitiba tem levado aulas de educação para o uso de bicicletas às turmas de educação infantil.

- Publicidade -

As atividades são direcionadas a crianças do quarto e quinto ano. Na primeira ação, a quadra esportiva da Escola Municipal Anísio Teixeira foi transformada em um circuito ciclístico. Além de pedalar, as crianças aprenderam a sinalizar, conheceram as leis de trânsito e assistiram a vídeos e palestras educativas.

O projeto pretende estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Para isso, os alunos são apresentados aos direitos e também aos deveres dos ciclistas nas ruas. Os professores acreditam que as crianças absorvem as informações e os ensinamentos e depois replicam o conteúdo aos pais e amigos, aumentando o alcance da iniciativa.

“Daqui a alguns anos muitos vão estar dirigindo. E se passarmos desde cedo a noção de que a bicicleta faz parte do trânsito, vão ter essa visão quando adultos, e também vão respeitar mais o pedestre, o ciclista. Tudo isso contribui para um trânsito mais seguro na cidade e, se possível, sem vítimas fatais”, opinou a diretora Janete Santiago.

Este foi um projeto piloto, mas o intuito da prefeitura de Curitiba é replicar a proposta em todas as escolas municipais

- Publicidade -

Redação CicloVivo