Inicio Cidadania Crianças da Brasilândia recebem pipas com trechos de livros infantis

Cidadania

Crianças da Brasilândia recebem pipas com trechos de livros infantis

Idealizado pelo Instituto Pró-livro, o projeto busca conquistar o gosto pela leitura por meio de uma das brincadeiras mais comuns na infância.

16 de março de 2016 • Atualizado às 14 : 28
Crianças da Brasilândia recebem pipas com trechos de livros infantis

O projeto já foi colocado em prática no Morro Santa Marta e na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. | Foto: Divulgação

6.11K
0

No próximo sábado (19), as crianças do CEU Paz, situado da região da Brasilândia (zona norte de São Paulo) serão surpreendidas ao receberem pipas com textos de obras de importantes autores nacionais. Idealizado pelo Instituto Pró-Livro, o projeto Céu de Histórias teve início no Rio de Janeiro e agora chega à capital paulista.

Realizada com apoio da Publicis Salles Chemistri e Fundação Stickel, a iniciativa levará 200 pipas com histórias do escritor e cartunista Ziraldo e os escritores Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Roseana Murray, Silvia Orthof e Leo Cunha.

Ao todo serão seis modelos de pipas com diferentes ilustrações criadas em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, o que torna os textos ainda mais atraentes. Abaixo de cada trecho, o nome do livro e a página do qual foi retirado, de forma que a criança possa continuar a leitura nos livros que serão doados para a biblioteca do CEU.

| Foto: Divulgação

| Foto: Divulgação

Essas pipas vão invadir e colorir o céu da comunidade para estimular o interesse pela leitura através do lúdico. “A pipa é um dos principais passatempos das crianças em comunidades carentes. Nossa ideia, com o projeto, é de poder despertar uma representação positiva e prazerosa em relação ao livro e a literatura”, comenta Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro (IPL).

“O Céu de Histórias presenteia as crianças – em alguns casos pela primeira vez – com um pouco de literatura”, diz Zoara Failla, organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil, do IPL. “O gosto pela leitura, como toda paixão, é algo que precisa ser ‘conquistado'”, conclui.

Projeto Céu de Histórias - Pipa Claudio Fragata 2 _BX_

| Foto: Divulgação

A ação também vai chegar à biblioteca do CEU. As pipas vão decorar as estantes de livros do local, que receberá doações, das editoras FTD e Melhoramentos, de obras dos autores parceiros envolvidas no projeto Céu de Histórias.

Até hoje, o projeto já foi colocado em prática em duas oportunidades, uma no Morro Santa Marta, e outra durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Atingindo, até o momento, quase mil crianças. No site aqui www.ceudehistorias.com.br é possível ver um filme sobre a primeira ação do projeto, além de obter informações de como apoiar.

Projeto Céu de Histórias - Pipa Claudio Fragata 1 _BX_

| Foto: Divulgação

O projeto Céu de Histórias acontece no CEU Paz, localizado na rua Daniel Cerri, 1549, no Jardim Paraná, em São Paulo, às 10h do próximo sábado (19).

As fotos abaixo mostram as crianças no Rio que já receberam as pipas:

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 4

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 8

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 7

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 2

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 3

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 1

Projeto Céu de Histórias _BX_ - 6

Projeto Céu de Histórias

(6108)

logo
Fechar
Abrir
logo