Inicio Arquitetura & Design Criador da arquitetura Earthship vem ao Brasil para palestra e projeto de vila sustentável

Arquitetura & Design

Criador da arquitetura Earthship vem ao Brasil para palestra e projeto de vila sustentável

O modelo de arquitetura desenvolvido por Reynolds tem como intuito gerar o menor impacto ambiental possível.

11 de janeiro de 2017 • Atualizado às 16 : 04
Criador da arquitetura Earthship vem ao Brasil para palestra e projeto de vila sustentável

Além do ciclo de palestras Mike Reynolds desenvolverá o projeto de construção da 1ª Vila Sustentável Earthship em Ribeirão Preto. | Foto: Reprodução/Facebook

22.58K
0

O arquiteto norte-americano Mike Reynolds, criador do conceito Earthship de arquitetura sustentável com a reutilização de materiais, está com data para vir ao Brasil. Entre os dias 23 e 24 de março, ele dará palestras em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e ainda desenvolverá a 1a Vila Sustentável Earthship na cidade.

O modelo de arquitetura desenvolvido por Reynolds tem como intuito gerar o menor impacto ambiental que uma construção pode ter. Por isso, seus projetos são elaborados considerando as questões climáticas locais, usando materiais alternativos e, na maior parte das vezes, reaproveitados, além de outras soluções que usam a natureza a favor da obra e da utilização dos espaços.

Um dos destaques do arquiteto foi a construção da primeira escola sustentável do América Latina, localizada no Uruguai. O prédio foi construído por voluntários entre janeiro e março de 2016, usando muitos materiais alternativos e soluções bioclimáticas. (Clique aqui para ver os detalhes deste trabalho).

Durante o encontro em Ribeirão Preto, o arquiteto abordará a história da “Earthship” e os seis princípios que a regem: a coleta e o armazenamento de água da chuva, tratamento de esgoto, uso de energias renováveis e de massa térmica para aquecer e resfriar o ambiente, de materiais reciclados e produção de comida. O arquiteto ainda compartilhará experiências vivenciadas em diferentes lugares do mundo em seus 45 anos de profissão e o desenvolvimento de técnicas ambientais.

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Segundo a arquiteta Fátima Souza, uma das organizadoras do evento e integrante da equipe que construiu a escola no Uruguai, o seminário será uma excelente oportunidade para profissionais e estudantes de Arquitetura e áreas afins aprenderem sobre as obras “Earthship”. “As estruturas criadas pelo arquiteto Mike Reynolds aproveitam materiais que seriam descartados, como latas de alumínio, garrafas plásticas, pneus usados, além de itens naturais como madeira e terra. Os espaços produzidos mantêm a temperatura ambiente e o funcionamento é independente de energia e água de redes externas. Outro destaque, é a produção de alimentos por meio das células botânicas que limpam toda a água utilizada na casa e depois é devolvida à natureza, sem poluentes”, explica.

Vila Sustentável Earthship

Além do ciclo de palestras Mike Reynolds desenvolverá o projeto de construção da 1ª Vila Sustentável Earthship em Ribeirão Preto (SP), que tem como objetivo dar moradia e dignidade a 54 moradores vindos da luta antimanicomial e de outros grupos em vulnerabilidade social.

Fátima conta que a ação tem como propósito abrir novas portas para a economia e a sustentabilidade da cidade.  “Principalmente quando se trata da correta destinação do lixo que está em vias de comprometer o Aquífero Guarani, manancial de água doce que abastece o nosso município”, finaliza.

Clique aqui para mais informações e inscrições.

 

(22581)

logo
Fechar
Abrir
logo