Inicio Cidadania Creche pública em SP tem sessões de massagem shantala e dieta lactovegetariana

Cidadania

Creche pública em SP tem sessões de massagem shantala e dieta lactovegetariana

As sessões de massagem são realizadas 2x por semana e ajudam a desenvolver o lado sensorial e a acalmar as crianças.

20 de dezembro de 2016 • Atualizado às 07 : 10
Creche pública em SP tem sessões de massagem shantala e dieta lactovegetariana

Com a supervisão de uma nutricionista, a unidade oferece às crianças uma dieta lactovegetariana, sem a adição de nenhum tipo de carne animal e sem a utilização de ovos. | Foto: Divulgação

210
2

É com a saudação indiana Namaskar que as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Lar de Crianças Ananda Marga ingressam na aula. Localizada no Jardim Pery Alto, na zona norte da cidade, a creche possui uma proposta pedagógica que vai além do letramento básico. Com sessões de massagem e aulas de expressão corporal, a direção da escola trabalha a sensibilidade das crianças com o intuito de levar mais equilíbrio, afeto e desenvolvimento corporal à vida delas.

“Nos preocupamos com a educação como um todo. Na aprendizagem, na alimentação, no que acontece fora da creche. E é preciso observar atentamente cada criança, porque se você vê apenas o todo de uma vez, você não observa nenhuma”, afirma Juscelina Carlos Silva Costa, diretora do CEI.

Com o aval das famílias, as sessões de massagem são realizadas duas vezes por semana e se baseiam na técnica Shantala, que busca desenvolver o lado sensorial das crianças, objetivando sua tranquilidade. O relaxamento também contribui para o alívio de cólicas e garante um sono mais gostoso. Além disso, o contato com as professoras torna os pequenos mais afetuosos, fazendo-os mais receptivos e com maior facilidade para se relacionar.

“As crianças de até três anos são geralmente agitadas. E esse tipo de atividade ajuda a dar tranquilidade. São crianças que hoje conseguem expressar os seus sentimentos. E o trabalho também é essencial para que os pais entendam a importância do carinho, do olhar, do ouvir, porque muitos não contam histórias, não abraçam seus filhos. E nós tentamos passar a eles a importância desses gestos. Porque a criança precisa ser amada, respeitada e valorizada”, explica Juscelina.

Também realizadas duas vezes na semana, as aulas de expressão corporal não se baseiam em nenhuma técnica profissional de yoga, mas, assim como a arte indiana, buscam desenvolver aspectos físicos e emocionais.

Para ministrar as aulas, as 12 professoras que trabalham no CEI receberam um treinamento específico da Associação Amurt Amurtel, mantenedora do espaço, com explicações da linha pedagógica e aulas básicas da massagem Shantala e de expressão corporal. A direção mantém um contato constante com os pais das crianças, esclarecendo os diferenciais do local antes da matrícula.

Merenda sem carne

Além das aulas de expressão corporal e as sessões de massagem, o CEI Lar de Crianças Ananda Marga também possui um diferencial na alimentação. Com a supervisão de uma nutricionista, a unidade oferece às crianças uma dieta lactovegetariana, sem a adição de nenhum tipo de carne animal e sem a utilização de ovos. Refrigerantes e alimentos açucarados também são vetados na unidade –as refeições são acompanhadas de sucos naturais.

Da Prefeitura de São Paulo

(210)

logo
Fechar
Abrir
logo