- Publicidade -

Cortador de grama inteligente utiliza a própria grama para funcionar

O robô também possui um GPS à bordo e sensores de proximidade.

Engenheiros da Universidade George Mason, em Washington, EUA, criaram um protótipo de um robô que não apenas corta a grama em áreas específicas, como também utiliza os resíduos da própria grama para gerar energia para seu funcionamento.

- Publicidade -

Chamado de E-Mow, o cortador de grama foi construído sobre o corpo de um brinquedo elétrico, porém, seu grande diferencial é que ele possui um pequeno gerador de biomassa, uma espécie de forno que transforma a matéria orgânica (grama) em gás.


Os engenheiros acreditam que sua invenção pode revolucionar a tarefa de cuidar do jardim, economizando tempo e dinheiro.

A máquina consome pouca energia, uma vez que possui um sistema de corte de barras frontais. Depois de cortar os resíduos, o E-Mow recolhe estes e os canaliza para um espaço onde são transformados em pastilhas de grama seca, semelhante a um moedor de carne. Depois de secas e compactadas, as pastilhas passam por uma caixa, onde são convertidas em gás combustível. Este combustível é a biomassa.

Os resíduos secos podem também ser utilizados para outras aplicações, tais como a alimentação do gado ou como combustível para caldeiras.

- Publicidade -

Jason Force, engenheiro de design do projeto, explicou que os métodos atuais para fazer pastilhas de grama através da biomassa são ineficientes. “Ela precisa ser colhida e depois transportada para uma instalação e só então ser transformada em produto. Nossa nova invenção faz tudo em uma etapa só”, explica.

Os usuários do cortador de grama não terão que empurrá-lo em torno de seu jardim, o robô possui um GPS à bordo e sensores de proximidade. No futuro, eles serão capazes de programar a máquina ao selecionar uma área para cortar utilizando o Google Maps.

- Publicidade -

Segundo o site britânico Daily Mail, a equipe está à procura de investimentos para levar o cortador de grama inteligente e sustentável para o mercado. Ainda não há preço para o aparelho.

Redação CicloVivo