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Correio alemão investe em furgões elétricos para zerar emissões de carbono

A expectativa é que, até o final do ano, cinco mil automóveis deste tipo estejam em circulação na Alemanha.

Zero emissão de gases poluentes até 2050. Esta é a proposta de trabalho da empresa alemã de serviços postais, DHL, que foi apresentada ao secretário brasileiro de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, há uma semana.

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Para Calvet, a estratégia do serviço de correio alemão reforça a importância do debate sobre veículos com novos sistemas de propulsão. “O Rota 2030 prevê estímulos às empresas que se comprometam, entre outros aspectos, com o desenvolvimento de tecnologias eficientes e sustentáveis. É interessante notar como, na prática, a adoção de uma frota de veículos elétricos tem um impacto econômico e ambiental tão positivo”, disse.

Como explicou Björn Hannapel, chefe do setor de Responsabilidade e Padrões da DHL, ter emissão zero é uma meta ambiciosa.  A DHL tem 92 mil veículos. Atualmente, a empresa emite 30 mil toneladas de carbono por ano em suas entregas. “Para zerar nossas emissões, temos que investir em tecnologia, treinar nossa equipe e envolver nossos clientes nessa ideia. Também contamos com as inovações da indústria no setor de propulsão eficiente”, disse.

Em agenda de trabalho na Alemanha, o secretário conheceu o “Streetscooter”, empresa comprada pela DHL para construir furgões elétricos e renovar sua frota. Atualmente, a companhia de correios tem 3.400 veículos elétricos. A expectativa é que, até o final do ano, cinco mil automóveis deste tipo estejam em circulação na Alemanha.

Ônibus elétricos

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A comitiva do MDIC teve também reunião sobre ônibus elétricos com a empresa de transporte público Stadwerke Bonn. O grupo conheceu a tecnologia e o sistema de recarga dos veículos elétricos.

No começo de 2016, a empresa lançou seis ônibus elétricos com o apoio da União Europeia.  Os veículos têm autonomia de mais de 200 quilômetros e são recarregados de noite.

Barbara Nick, chefe de estratégia de Desenvolvimento Corporativo da SWB, explicou que a empresa pretende expandir a frota. “Estamos nos preparando para comprar cinco ônibus articulados. Queremos criar uma infraestrutura de recarga para 210 veículos”, disse.

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Veículos elétricos

Por emitirem menos gases poluentes na atmosfera, os veículos que utilizam motores elétricos para propulsão desempenham papel importante para descarbonizar o setor de transporte. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de um milhão de veículos elétricos se encontravam em uso em 2015.

O mercado ainda está fundamentalmente concentrado na Europa: a Noruega tem 23% de participação desse total; a Holanda, 10%; e em outros 4 países do continente têm mais de 1% de participação (Suécia, Dinamarca, França e Reino Unido).

O Brasil está atualmente entre os dez principais produtores de automóveis no mundo. A atual capacidade produtiva do país é cinco milhões de veículos por ano. A expectativa é que, em 2017, 30% da produção nacional seja voltada para exportação. “É importante que nossa indústria esteja atenta às tendências mundiais. A produção de veículos elétricos é, certamente, algo que vai crescer muito nos próximos anos”, avalia Igor Calvet.

Por MDIC