- Publicidade -

Coreano cria dispositivo que mostra gastos e consumo de água em tempo real

Dispositivo instalado em torneiras chuveiros converte, em tempo real, o volume de água que está sendo consumido em custo. Desenvolvido pelo coreano Kim Young-Suk, o medidor +- Water ensina o usuário a poupar o bolso e principalmente a água.

O medidor de água desenhado pelo coreano Kim Young-Suk, denominado +- water (+- água),  é um dispositivo digital, que se conecta a qualquer torneira e oferece ao usuário o feedback preciso sobre o seu uso de água. 

- Publicidade -

Muitos pessoas tratam a água como se fosse um recurso natural ilimitado, mesmo sabendo que a ela é um bem precioso e indispensável à vida. Todos sabem também que este recurso natural não é compartilhado por todos os habitantes do planeta, não apenas por questões geográficas, mas por conta do desperdício e mau uso.

Existem casos em que essa crença de que este recurso será inesgotável, se traduz em desperdício e as pessoas acabam não dando o devido valor a este bem. Deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes ou durante banhos demorados, são exemplos de uso irresponsável. 

No mundo moderno economizar água é uma grande tarefa, principalmente se as pessoas não têm ideia da quantidade que utilizam. As pessoas geralmente não sabem quanto deste recurso consomem e, por isso, acabam gastando uma grande quantidade sem muita resposabilidade. 

O dispositivo criado por Young-Suk informa ao usuário quanto de água está sendo utilizada e imediatamente converte em custo (conta). O que o diferencia dos outros medidores é justamente a tecnologia que o permite converter o volume consumido de água em custo real.

- Publicidade -

O medidor também tem um efeito na psicologia, que faz com que os usuários se ajustem, a partir do momento em que conhecem a fatura de água com antecedência. Assim é possível economizar, poupando o bolso e principalmente o meio ambiente.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -