- Publicidade -

Contador de árvores eletrônico é instalado em Jardim Botânico do Rio

Aparelho registra o avanço da meta olímpica de reflorestar o Rio de Janeiro com 18 milhões de mudas.

O Estado do Rio de Janeiro tem como meta olímpica plantar 18 milhões de mudas de árvores, o que significa restaurar mais de seis mil hectares de áreas degradadas. Para estimular o cumprimento dessa promessa, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) criou o contador de árvores, um painel eletrônico que contabiliza o número do plantio.

- Publicidade -

Instalado em um muro da Fundação Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da capital, o contador é uma “escultura viva” acoplado com um relógio digital. O sistema é interligado a um site interativo por meio do qual a população pode registrar suas contribuições e acompanhar dados de plantio em todo o estado, ou seja, quem realizou, em qual cidade, qual espécie foi utilizada e a dimensão da área florestada.


Imagem: Divulgação

A meta de 18 milhões de árvores foi estipulada por meio de um estudo da Consultoria MGM Innova, empresa contratada pela SEA e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para fazer a avaliação das emissões de gases de efeito estufa que deverão ocorrer em função das Olimpíadas do Rio em 2016. O compromisso foi firmado pelos governos federal, estadual e municipal do Rio com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Das 18 milhões de mudas, 16 milhões serão espécies nativas da Mata Atlântica e 2,5 milhões serão seringueiras. Até o momento, já foram plantadas 5,5 milhões de árvores. Acompanhe aqui a evolução do plantio no território fluminense.

- Publicidade -

Redação CicloVivo