- Publicidade -

Consumo de energia deve crescer mais do que as emissões de CO2 do setor

A expectativa é de que o mundo use menos fontes fósseis e aumente o consumo de energia renovável.

O rápido crescimento econômico de países em desenvolvimento, como China, Índia, Indonésia e Brasil deve dobrar o consumo de energia global até 2040. No entanto, um cenário divulgado pelo Administração e Informação Energética dos Estados Unidos (EIA) mostra que as emissões consequentes do setor energético não devem acompanhar este padrão.

- Publicidade -

De acordo com a organização, a expectativa é de que o mundo use menos fontes fósseis, como o carvão e petróleo, e aumente o consumo de energia renovável. As projeções divulgadas no “International Energy Outlook 2016”, preveem um aumento das emissões decorrentes da energia que vai de 36 bilhões, em 2012, para 43 bilhões em 2040.

Este montante equivale a 34% do CO2 relacionado à energia, em comparação a um aumento de 48% no consumo global energético. A diferença nos percentuais deve-se justamente ao aumento na busca e investimentos em energia renovável.

O estudo prevê que a energia limpa, liderada pelas usinas solares e hídricas, devem crescer a uma taxa de 2,6% ao ano até 2040. Em contrapartida, o uso de petróleo deve cair modestamente nos próximos 24 anos. A esperança é de que o combustível, que ainda será o principal no setor de transportes e indústria, caia de 33% para 30%, um resultado modesto, mas expressivo quando se trará de emissões de gases de efeito estufa.

Clique aqui para acessar o documento completo.

- Publicidade -

Redação CicloViv

 

- Publicidade -