- Publicidade -

Conheça o vírus da Amazônia que causa os mesmos sintomas da dengue

Transmitido pelo mosquito pólvora, ele é conhecido desde o início da década de 60.

Oropouche é um dos mais importantes arbovírus do Brasil, que é transmitido pelo mosquito pólvora, também chamado de marium ou ainda borrachudinho. Conhecido desde o início da década de 60 ele é originário da região amazônica, e o segundo mais frequente, só perde para a dengue. Outros vetores também podem transmitir o oropouche, inclusive no gênero Aedes.

- Publicidade -

De acordo com o professor de Virologia, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), Eurico Arruda, o maruim é mais encontrado em regiões de beira de rio, mangues, alagados, na costa brasileira, na Amazônia e todas as regiões ribeirinhas, sendo a Amazônia, o maior celeiro do oropouche, com mais de meio milhão de casos de infecção pelo vírus oropouche nas últimas quatro décadas.

Os principais sintomas são febre alta com calafrios, dor de cabeça forte, dor na vista, não poder olhar na claridade do sol, dor lombar, por um período em média de quatro dias. Os sintomas passam, mas em cerca de um quarto dos casos, pode haver uma recaída, mesmo sem nova picada do mosquito.

Para saber mais sobre o mosquito, escute aqui a entrevista com Arruda na Rádio Nacional de Brasília.

- Publicidade -