- Publicidade -

Conheça o “pomar de Hollywood” do astro Bill Pullman

A organização não governamental do ato envolve a comunidade na plantação de frutas.

Quando tinha apenas 13 anos, o ator norte-americano Bill Pullman plantou maçãs. Foi sua primeira experiência com a terra – até então, apenas acompanhava o plantio de árvores feito pelo pai. Entretanto, ao mudar-se para a Califórnia, ele notou a fertilidade do solo da região. 

- Publicidade -

Foi assim que Pullman criou o “Hollywood Orchard” (Em português, “Pomar de Hollywood”), uma organização não governamental que envolve a comunidade na plantação de frutas.

 

Entre as ações do projeto, são catalogadas virtualmente todas as árvores frutíferas da região, e são realizados mutirões para colher as frutas e doá-las às comunidades de baixa renda.

Também são feitas parcerias com chefes da cidade e são montadas cozinhas itinerantes, nas ruas, nos locais de estacionamento, e também nas comunidades carentes. Os alimentos são preparados coletivamente ou conservados. As frutas que são colocadas em conserva são, posteriormente, vendidas para angariar fundos para programas escolares e comunitários. 

- Publicidade -

Os moradores são envolvidos por meio de técnicas de agricultura sustentável e conservação de alimentos.  São realizadas oficinas e divulgação do tema em escolas de Los Angeles. Nas manhãs de sábado, são realizadas reuniões, em que os membros recebem especialistas que falam sobre diversos temas relacionados à agricultura.

Há 20 anos, o astro planta árvores frutíferas na Califórnia. Percebendo o potencial da iniciativa, ele criou o projeto “Hollywood Orchard” com a ajuda de sua esposa, Tamara Hurwitz Pullman. Eles também possuem um pomar em casa – são mais de cem tipos de árvores frutíferas e ele faz questão de compartilhá-las com amigos e familiares. Pullman adquiriu um gosto especial pelas mais exóticas. Das diferentes espécies cultivadas, tem até jabuticaba, fruta típica da mata atlântica. 

- Publicidade -

 

Em entrevista a revista Bon Appetit, o astro afirma que a grafia da palavra "paraíso" em persa é idêntica a palavra “pomar”. Questionado, pela mesma publicação, sobre a possibilidade de cultivar vegetais, ele afirma que os pomares são mais tolerantes e requerem menos cuidados. “Eu não sou jardineiro. Tenho apenas o suficiente para um pomar. Na jardinagem, você tem que estar lá cuidando e capinando”, conta Pullman. 

Recentemente, o ator provou frutas exóticas que nunca havia experimentado e conheceu agricultores de diversos lugares: o resultado da aventura foi gravado e pode ser conferido no documentário “The Fruit Hunters” (em português, Os Caçadores de Frutas) de Yung Chang. A película foi exibida na abertura do Festival Internacional de Audiovisual Ambiental (FILMAMBIENTE), que acontece no Rio de Janeiro até o próximo dia cinco de setembro. O filme também já está disponível para compra no Amazon.com e iTunes

 

Veja abaixo o trailer do filme, em inglês :

Marcia Sousa – Redação CicloVivo