Inicio Arquitetura & Design Conheça a escola pública do Rio que possui certificação LEED

Arquitetura & Design

Conheça a escola pública do Rio que possui certificação LEED

Colégio é exemplo de redução de consumo de água e luz.

5 de maio de 2017 • Atualizado às 10 : 30

Estrutura facilita entrada de luz natural no espaço. | Foto: Governo RJ/Divulgação

Conheça a escola pública do Rio que possui certificação LEED
2.89K
0

Localizado em Santa Cruz, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Erich Walter Heine economiza nada menos que 40% de energia. Esta é apenas uma das ações implantadas que garantiram a escola a ser a primeira reconhecida como totalmente sustentável no Brasil.

Construída em parceria entre o governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro, a escola tornou-se exemplo de redução de consumo de água e luz. A estrutura possui lâmpadas led com sensor, de forma que se apagam quando não há ninguém nas salas, e ainda faz uso de energia solar. Há sistema de captação de água da chuva que é aproveitada nos banheiros, jardins e limpeza geral da escola. Além da economia nas contas, cerca de 50% de água potável é poupada.

Outra instalação interessante é o “ecotelhado” feito de vegetação que ajuda a reduzir a absorção de calor, além de reabsorver a água da chuva. A escola também é acessível para pessoas com necessidades especiais. Para aplicação de tais conceitos foram investidos R$16 milhões na construção.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é concedida pela entidade internacional Green Building Council. O selo para escolas, apresenta exigências específicas: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico nas salas de aula, corredores e ambientes internos próximos às salas.

Teto ecológico do colégio estadual. Foto: Governo RJ/Divulgação

Foto: Governo RJ/Divulgação

Foto: Governo RJ/Divulgação

Foto: Governo RJ/Divulgação

Redação CicloVivo

 

(2890)

logo
Fechar
Abrir
logo