Inicio Vida Sustentável Conheça 4 benefícios do café

Vida Sustentável

Conheça 4 benefícios do café

A bebida é capaz de estimular o organismo e deixar as pessoas mais aceleradas e alertas.

14 de abril de 2016 • Atualizado às 09 : 40
Conheça 4 benefícios do café

São necessários apenas 20 minutos para que a cafeína ingerida chegue às células. | Foto: iStock by Getty Images

16.37K
0

O café está entre as bebidas preferidas dos brasileiros. Os grãos com aroma acentuado e sabor amargo têm o poder de estimular o organismo e deixar as pessoas mais aceleradas e alertas. Durante a década de 80, esse grão chegou a ser a segunda mercadoria mais comercializada em todo o mundo. Mas, o seu valor vai muito além do monetário. Veja abaixo quatro benefícios que esta bebida pode proporcionar.

1. Melhora a memória

A ingestão de café influencia diretamente e rapidamente a memória. Pessoas que consomem café constantemente tendem a guardar melhor as informações em curto e longo prazo. Existem, inclusive, pesquisas que analisam o poder da bebida no combate ao Alzheimer.

2. Pré-treino natural

Muitos atletas costumam ingerir suplementos alimentares específicos para darem mais energia durante a atividade física. Cafeína e aminoácidos são comuns a esses alimentos. O café possui esses e outros açúcares, minerais, potássio e cálcio, itens que o transformam em uma boa opção natural para o consumo antes dos exercícios. Além disso, são necessários apenas 20 minutos para que a cafeína ingerida chegue às células.

3. Ajuda a prevenir o envelhecimento

Os alimentos antioxidantes, nos quais o café está incluso, ajudam a combater o envelhecimento das células. Em consequência disso, o organismo fica mais resistente a doenças, saudável e jovem.

4. Antidepressivo

Por estimular o sistema nervoso central, o café aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e a noradrenalina. Isso ajuda a combater a depressão.

Contraindicações

Mesmo sendo muito apreciado, o café também tem algumas restrições. Ele não deve ser consumido em excesso. O indicado é o consumo de até três xícaras ao dia. Quando passa disso, ele pode gerar insônia, perda de minerais e vitaminas, problemas de intestino, entre outras coisas. Ele também não é indicado para gestantes, pois pode causar má formação fetal e até aborto.

Redação CicloVivo

(16370)

logo
Fechar
Abrir
logo