- Publicidade -

Conceito de Centro de Pesquisas na Califórnia utiliza contêiner como parte estrutural

O escritório de arquitetura APHIDoIDEA, localizado em Los Angeles, desenvolveu o e-C.O.R.R.E. Complex para a cidade de Long Beach, na Califórnia. O projeto utiliza aproximadamente 65 contêineres e tecnologias em energia renovável.

O escritório de arquitetura APHIDoIDEA localizado em Los Angeles desenvolveu o  e-C.O.R.R.E. Complex (Environmental Center of Regenerative Research Education) -, para a cidade de Long Beach, na Califórnia.

- Publicidade -

Finalista do concurso de design AIA-LA / USGBC Emerging Talent, o APHIDoIDEA readapta contêineres de navios como elementos de construção da parte central e implementa estratégias sustentáveis ​​para educar os visitantes e usuários sobre práticas de construção "verde", como energia solar, coletores de água, iluminação natural interior, jardins suspensos, técnicas de arrefecimento passivo e reutilização de água cinza, por exemplo.

O projeto leva o ISO contêiner, utilizado pelo porto de Long Beach, o mais movimentado no mundo.

Utilizando aproximadamente 65 contêineres, o projeto fornece uma praça pública sobre o nível do solo, com uma sala de exposições e um anfiteatro ao ar livre. A instalação também abriga salas de aula de aprendizagem, bem como escritórios para apoiar a equipe e ensinar a comunidade sobre as estratégias de vida sustentável.

No Complexo também foram utilizadas novas tecnologias em energia renovável. No centro, foi construído um design de solar passivo com telhado verde e os arquitetos levaram em consideração a reciclagem de materiais.

- Publicidade -

Os designers foram ao extremo quando trabalharam com os contêineres em seu projeto. Na construção, ao invés de simplesmente empilhar os enormes módulos retangulares um sobre o outro, eles decidiram criar ângulos. O projeto em arco foi estruturado para melhor exposição solar nos jardins do telhado, que também incluem uma rede de coleta de águas pluviais, que reduzem a necessidade de rega.

A abordagem do projeto considerou três elementos básicos. Primeiro, analisou as propriedades do contêiner de transporte e, em seguida, fez à análise das qualidades do local. A aplicação final foi a implementação de soluções mais práticas de ambas as qualidades: transporte de contêineres e oportunidades para o local.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter