- Publicidade -

Comunidade indígena de Roraima recebe sistema de energia solar

A iniciativa vai beneficiar cerca de 50 famílias que antes utilizavam geradores a diesel.

A comunidade indígena Darora, localizada no Baixo São Marcos, município de Boa Vista, é a primeira região da capital a receber energia pública limpa por meio de painéis solares, baterias e equipamentos de última geração. A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista, no estado de Roraima, e vai beneficiar cerca de 50 famílias que antes conviviam com energia elétrica por meio de geradores.

- Publicidade -

A energia será gerada por uma Usina de Geração Fotovoltaica de 30 quilowatts (Kw) de potência, com capacidade para atender toda a demanda de iluminação pública da comunidade. As sobras de energia, armazenadas pelas baterias, serão utilizadas nas duas escolas da região, incluindo a escola municipal Vovó Tereza da Silva que atende 49 alunos, e ainda abastece de forma racionada as 50 casas da comunidade.

Para a prefeita Teresa Surita, que inaugurou a usina na última quinta-feira (9), o investimento vai garantir que as famílias tenham energia pública a noite toda. “Estamos solucionando um grande problema da comunidade. Com a usina em funcionamento, a população terá abastecimento de energia elétrica, pública, sem interrupções. A ideia, futuramente, é ampliar esse projeto às escolas, postos de saúde e outras repartições públicas como forma de gerar energia limpa e econômica”.

São aproximadamente 600 metros de rede elétrica de baixa tensão, construída com postes de concreto e 20 luminárias LED (modernas e econômicas) de 40 watts para fornecer iluminação pública. Antigamente, a energia elétrica no local era fornecida por gerador movido a diesel, que funcionava somente algumas horas durante o dia e à noite e tinha custos com manutenção. Cerca de 1.500 litros de diesel por mês eram utilizados nos geradores.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

A Darora é uma comunidade familiar de indígenas da etnia macuxi, formada a partir do patriarca Fernando Augusto, de 86 anos, que também fez questão de prestigiar a inauguração da usina. Para ele, será o início do desenvolvimento da comunidade. “Estou muito feliz de estar vivo ainda para ver o desenvolvimento chegar na Darora”, disse.

- Publicidade -

Seu neto Edmilson Silva, tuxaua da comunidade, falou da alegria de poder contar com a energia solar, limpa, de qualidade e que não polui o meio ambiente. “Foram 50 anos de apagão, de lamparina, vela e candeeiro, agora, não vamos mais depender dos geradores, teremos uma energia que funcionará 24h”, afirmou o tuxaua.

A senhora Adélia Mota, de 57 anos, está feliz agora em poder manter sua geladeira sempre ligada, beber água gelada, congelar a sua carne e manter os alimentos frios na geladeira. “Hoje estamos gratos pela atenção dada a nossa comunidade”, ressaltou.

Vantagens da Energia Solar

- Publicidade -

São inúmeras as vantagens para quem adquire este tipo de energia. O aquecimento solar gera energia limpa, renovável e sustentável, ajudando a proteger o meio ambiente. As centrais necessitam de manutenção mínima, o funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores. O sistema de aquecimento não polui o ar, uma vez que, não lança dióxido de carbono, óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem.

Especificações técnicas

A Usina de Geração Fotovoltaica é composta por um container de 20 polegadas, tipo naval, para abrigo dos equipamentos e uma casa de força. Possui também um barramento de cobre, disjuntores e fusíveis de proteção, dispositivo para monitoramento e ajuste de cargas das baterias, cabos elétricos e demais acessórios. A característica principal desse sistema é o emprego de inversores formadores de rede e controladores responsáveis pela regulação da energia do banco de baterias.

Informações da Prefeitura de Boa Vista.