- Publicidade -

Complexo em Rio Grande do Sul ganha mais 3 usinas eólicas

Todo o complexo terá capacidade instalada de 216 MW, suficiente para abastecer mais de um milhão de habitantes.

Três novas usinas – Coxilha Seca, Capão do Inglês e Galpões – integrarão o Complexo Eólico Cerro Chato, da Eletrosul. As obras foram liberadas nesta sexta-feira (8), em Sant’Ana do Livramento (RS), e vão agregar 48 megawatts (MW) de capacidade instalada ao empreendimento.

- Publicidade -

O investimento será de aproximadamente R$ 270 milhões, além dos R$ 825 milhões investidos no projeto original e na primeira ampliação. Todo o complexo terá capacidade instalada de 216 MW, suficiente para abastecer mais de um milhão de habitantes.

As novas usinas do Complexo Eólico Cerro Chato serão as primeiras do Brasil a contar com aerogeradores G114-2.0 MW, da fabricante espanhola Gamesa. O modelo tem maior rotor entre os fabricados pela empresa – com 114 metros de diâmetro e potência de 2 MW –, o que permitirá melhor aproveitamento dos ventos da região.

Já o sistema de transmissão será composto por uma rede de média tensão subterrânea de 83 quilômetros, que transportará a energia das turbinas eólicas até uma subestação coletora já existente. Essa unidade será ampliada com a instalação de um novo transformador para escoamento da carga adicional. Da Subestação Coletora Cerro Chato, a energia será escoada para a Subestação Livramento 2, da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE-D), para distribuição local e integração com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A segunda ampliação de Cerro Chato terá o financiamento do banco de fomento alemão KfW Bankengruppe – serão 66,8 milhões de euros. O Complexo Eólico Cerro Chato começou a operar em maio de 2011, atingindo operação plena em dezembro do mesmo ano, com 90 MW de capacidade instalada, divididos em três usinas. Em 2012, foi iniciada a primeira ampliação com a construção de mais cinco usinas e potência total de 78 MW, dos quais 30 MW estão em operação comercial. 

- Publicidade -