Inicio Vida Sustentável Como plantar alho orgânico em casa

Vida Sustentável

Como plantar alho orgânico em casa

Ele pode ser cultivado mesmo em pequenos canteiros.

22 de março de 2017 • Atualizado às 16 : 41

O alho pertence à família Liliaceae, junto à cebola, ao alho-porró e à cebolinha. | Foto: iStock by Getty Images

Como plantar alho orgânico em casa
26.32K
0

O alho é um dos temperos mais populares, principalmente em países como o Brasil que sabem valorizar o sabor da especiaria na maioria de seus alimentos. De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, pertencendo à família Liliaceae, junto à cebola, ao alho-porró e à cebolinha, o alho é um produto de fácil aquisição e que se tornou uma forma segura de lucro para o produtor orgânico, uma vez que a demanda tem aumentado cada vez mais em relação à quantidade de produto que é oferecida ao público consumidor.

Além disso, o alho não necessita de tanta atenção por parte do produtor e pode ser produzido em pequenos canteiros ou em larga escala. É um produto de fácil produção e alta rentabilidade. O alho está entre os alimentos nos quais a demanda nunca reduz, portanto, investir nesse tipo de produção pode ser uma excelente oportunidade.

Conhecendo as condições ideais para produzir o alho:

Uma das maiores vantagens em se produzir o alho, sendo ele o alho orgânico ou convencional, está na adaptabilidade e na variabilidade da espécie. Ao contrário das demais plantas, o alho consegue se adaptar às diversas condições climáticas, tendo, inclusive, aproximadamente 8 variedades e 17 sub-variedades comuns ao público consumidor desse alimento.

O alho é composto por um bulbo central que possui bulbilhos em sua região periférica. Esses bulbos menores são popularmente chamados de ‘dentes de alho’ e dizem respeito a parte comestível da planta. Cada cabeça de alho pode conter de 5 a 55 bulbilhos, mas para o comércio é ideal que a planta tenha de 15 a 20 bulbilhos de tamanho médio.

Tanto para produzir alho orgânico para consumo próprio como para a venda, é necessário conhecer as particularidades da planta, uma vez que apesar de ser um produto muito comum, ainda possui segredos para que sua produção cresça saudável e rica em nutrientes.

Foto: iStock by Getty Images

Clima

Apesar do alho ser uma planta com grandes variedades e fortemente adaptável, plantações onde o clima é demasiadamente úmido podem ser uma grande desvantagem, pois dificulta que o alho seque no períodos desejável e também faze prolonga o período de maturação. A recomendação é que o alho seja plantado no começo do outono, mas esse fator pode mudar de acordo a situação de cada produtor.

A temperatura ideal deve ser de 10°C a 15°C, pois o alho, mesmo necessitando da incidência direta e constante do sol, se adapta melhor em climas mais frios e com baixa umidade do ar. As sementes, ou até mesmo os dentes de alho, devem ficar refrigerados por um período de dois meses antes de qualquer tentativa de plantio. A temperatura e o clima são fatores importantes para o antes, o durante e o depois no processo de cultivo do alho.

Solo

O alho é um alimento que suporta uma grande variação de pH do solo, podendo continuar bem estruturado num solo com pH 5,5 ou até mesmo 8,3, no entanto, o ideal para que o produto cresça saudável é o pH entre 6 e 6,5. Também é preciso controlar a qualidade do solo, pois o alho necessitará de boas fontes de nutrientes.

Um solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, leve e com uma boa capacidade de drenagem para não acumular água, para isso, deve ser feita a adubação orgânica da forma correta. O solo precisa estar bem irrigado somente nos primeiros estágios da produção, em seguida é iniciado o processo de diminuição da oferta de água.

Irrigação

A irrigação na plantação de alho segue um processo gradual. Primeiro, deve ser intensa e constante, para que o alho tenha um bom desenvolvimento nos estágios de crescimento inicial. Em seguida, a água deve ser retirada pouco a pouco até que, aproximadamente 20 dias antes da colheita, seja retirada por completo.

Acesse esse post para conhecer mais sobre os tipos de irrigação.

Foto: iStock by Getty Images

Plantio

Os principais tipos de alho para a produção, seja ela caseira ou rural, são variedades que podemos encontrar em supermercados e feiras: alho nobre roxo, alho tropical e alho seminobre. Essas três variedades são de fácil acesso e podem ser cultivadas em países como o Brasil sem dificuldade alguma. Dois meses antes de depositar as sementes, os dentes de alho ou as mudas, é preciso arar o terreno para que o solo comece a tomar sua forma.

Ao plantar é preciso estar atento às distâncias. Entre cada planta é necessário um espaçamento de 8cm a 10cm, já entre as linhas de plantas, o espaço recomendado varia entre 20 cm a 50 cm. Os sulcos devem ser feitos na profundidade de 3 cm a 5 cm, mas caso a região tenha constantemente chuvas e geadas, o produtor pode fazer sulcos de até 8 cm de profundidade.

Tratos Culturais

Durante o período de desenvolvimento das plantas é preciso controlar a umidade e a nutrição do solo, evitando que o excesso de água seja prejudicial e fazendo com que os nutrientes necessários para um crescimento forte e saudável estejam à disposição da planta. O uso de defensivos agrícolas orgânicos e do controle biológico também é uma forma de controlar as pragas e insetos que surgirem no cultivo. Para evitar o desenvolvimento de doenças comuns, faça rotação de culturas, evitando plantar o alho em terrenos que recentemente cultivaram espécies da mesma família, como cebola ou cebolinha.

É recomendado manter a superfície do solo sempre bem adubada com compostos orgânicos e, caso necessário, é possível realizar a instalação de um sistema de iluminação artificial para que a ausência de luz natural seja suprida. Em regiões muito secas o uso da irrigação programada pode ser uma vantagem, uma vez que evita o desperdício e mantém as plantas irrigadas de acordo com a necessidade das mesmas.

Colheita

A colheita do alho pode variar entre 3 e 9 meses, dependendo da variedade e das condições climáticas. Antes de começar seu cultivo, pesquise o tempo ideal de colheita da variedade escolhida. Planeje a data de sua colheita e retire a irrigação aproximadamente 20 dias antes do tempo calculado. A colheita deve ser feita quando a maior parte das folhas começarem a ficar secas e amareladas. Nesse estágio é preciso retirar as cabeças de alho e deixá-las em um ambiente quente para que o alho seque por completo.

Durante 30 dias é preciso que o alho colhido receba a luz solar constantemente e seque de forma natural. Em seguida, deixe-o descansando por um período de 20 a 50 dias na sombra. Esse processo faz com que o alho seque naturalmente, evaporando toda a umidade e mantendo o sabor tão característico dessa especiaria.

Foto: iStock by Getty Images

Vantagens do alho como alimento

Por fim, vale citar a importância do consumo do alho no dia a dia. O alho orgânico e também o alho convencional são excelentes produtos para serem utilizados como base na produção de pesticidas. Como especiaria, o alho é rico em vitaminas, minerais e aminoácidos, auxiliando a prevenção de doenças cardíacas e na desinflamação de tecidos, possuindo propriedades antivirais e antibacterianas.

Alguns nutricionistas se utilizam do alho para dietas que buscam a perda de peso e também um melhor controle da pressão arterial, no controle do colesterol ruim (LDL) e no aumento direto do colesterol bom (HDL).

Dessa forma podemos compreender com maior facilidade os aumentos na demanda do alho na mesa do consumidor brasileiro. Por se tratar de um alimento repleto de vantagens para o consumidor, o alho está em voga e a produção do alho orgânico é ainda mais valorizada, pois oferece para o consumidor um produto puro, com mais nutrientes e sem a presença de agrotóxicos ou demais componentes químicos.

Tanto o produtor caseiro quanto o produtor rural podem começar a plantação de alho em pequenos canteiros, ao constatar os resultados positivos, poderão dar continuação ao processo e aumentar a sua produção, lucrando com um mercado favorável e produzindo um alimento 100% saudável.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS

(26322)

logo
Fechar
Abrir
logo