Inicio Vida Sustentável Como manter a casa em ordem em apenas 10 minutos por dia

Vida Sustentável

Como manter a casa em ordem em apenas 10 minutos por dia

5 dicas preciosas para colocar em prática já e ter uma vida mais organizada.

19 de julho de 2017 • Atualizado às 17 : 13

Foto: iStock by Getty Images

Como manter a casa em ordem em apenas 10 minutos por dia
3.38K
0

Acabar com a desordem em casa é um processo, afinal sempre haverá desculpas para que a bagunça volte a reinar e estressar seu dia a dia. O primeiro passo é se livrar de tudo que você realmente não precisa, veja dicas aqui e aqui. Mas, feito isso, chega a parte talvez mais difícil:  adotar novos hábitos.

É preciso identificar quais práticas ruins você tende a repetir e assim aprender a cortar o ciclo. Em pouco tempo, aquilo fará parte da sua rotina e ficará bem mais simples.  Veja algumas dicas listadas por Dan Erickson do Hip Diggs.

Arrume sua cama todas as manhãs

Esta é uma prática que as mães ensinam e que muitos deixam de lado ou acham que não tem tanta importância. Ao arrumar a cama pela manhã, você aprende a manter todas suas coisas arrumadas e isso te inspirará a manter os demais cômodos da casa também em ordem.

Lave sua roupa assim que houver quantidade suficiente para colocá-la na máquina

É bacana sempre juntar peças para economizar água, mas não acumule roupas demais. Rapidamente você coloca suas roupas na máquina de lavar e vê a mágica acontecer.

Outro ponto importante é não empilhar roupas, estejam elas sujas ou limpas. Assim que sua roupar secar, já dobre e guarde no local certo. Se deixar para depois, você corre o risco de ficar com preguiça e empurrar o “montinho” de um lado para o outro.

Lave a louça imediatamente após usá-la:

Esta é uma tarefa mais difícil para muitos, mas necessária e essencial principalmente para quem não gosta. Afinal, é melhor perder alguns minutos lavando um prato e um conjunto de talheres ou acumular e depois ter uma pia cheia de louças? Evite ao máximo, pois a preguiça depois será maior e você já sabe disso.

Apanhe objetos do chão ou fora do lugar

Todos os dias pela manhã e à noite, apanhe quaisquer objetos que não estejam no lugar onde deveriam. Faça disso uma prática constante. Duas vezes ao dia será suficiente para manter a casa em ordem. E quando o objeto fora de lugar for do filho, peça que guarde. E por falar em filhos, veja o próximo tópico.

Envolva os filhos na limpeza

Quem tem filhos sabe a dificuldade que é manter as coisas no lugar. Entretanto, é preciso ensiná-los a organizar suas próprias bagunças desde pequenos. Cada brinquedo deve ter seu lugar certo e a criança deve saber que lugar é este para colocar lá de volta, após a brincadeira. É óbvio que muitas tarefas são perigosas e não devem ser delegadas a eles até que tenham habilidade suficiente, mas pequenas práticas de arrumação podem ser inseridas pouco a pouco.

Redação CicloVivo

(3381)

logo
Fechar
Abrir
logo