- Publicidade -

Como evitar acidentes com animais durante queima de fogos

A tradicional queima de fogos de réveillon, que para os humanos é um momento de felicidade e descontração, pode trazer riscos aos animais domésticos.

A tradicional queima de fogos de réveillon, que para os humanos é um momento de felicidade e descontração, pode trazer riscos aos animais domésticos. Por isso, é preciso que as famílias estejam atentas à sua sensibilidade em relação aos estouros provocados pelos fogos de artifício.

- Publicidade -

Por terem uma audição extremamente aguçada, é comum os animais apresentarem um comportamento agitado e sinais de pânico. Existe a possibilidade de fugirem, e assim ficarem perdidos ou sofrerem atropelamentos. Há, ainda, riscos como de enforcamento com a própria coleira, acidentes em janelas e portas, quedas de locais altos, como varandas de apartamentos, sem contar o perigo de queimaduras. Alguns animais apresentam até convulsões, sendo os cães os mais sensíveis da lista. Todos esses fatores podem levar o animal a óbito – por isso a atenção nesse período deve ser redobrada.

“Quem cuida de animais, principalmente os que vivem em locais urbanos, deve prestar muita atenção. Quando em pânico, o animal se sente desorientado e tende a correr sem destino. Em datas comemorativas, é difícil encontrar atendimento emergencial disponível caso haja acidentes”, aponta o ativista em proteção animal, Feliciano Filho.

Para evitar o sofrimento dos animais, Feliciano aponta alguns cuidados que irão garantir sua segurança e bem-estar:

1. Mantenha os dados atualizados do animal na coleira. Endereço e telefone são sempre úteis e ajudam a encontrar o dono, caso o animal se perca.

- Publicidade -

2. Acomode os animais em ambientes em que já estejam acostumados, para que se sintam em segurança.

3. Feche portas e janelas.

4. Verifique se os abrigos dos animais estão bem fechados.

- Publicidade -

5. Evite ter muitos animais em um mesmo abrigo, especialmente cães, para que não haja brigas.

6. Acostume, aos poucos, os animais ao barulho. Leve-os para perto da TV ou do rádio e aumente o som devagar. Assim, ele não será surpreendido de forma inesperada com o barulho dos fogos.

7. Evite deixá-los amarrados para não provocar enforcamento.

8. Em casos extremos, alguns veterinários indicam o uso de tampões de algodão nos ouvidos. Nesse caso, é preciso atenção ao tamanho desses tampões, para que não entrem no duto auditivo do animal.

9. Nunca medique o animal sem orientação do veterinário.