- Publicidade -

Comissão anuncia uso de materiais sustentáveis nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Todo o processo de escolha dos itens e serviços será baseado em premissas de sustentabilidade.

Com a construção dos locais de competição entrando na reta final e uma série de eventos-teste programada para os próximos meses, a comissão dos Jogos Olímpicos Rio 2016 dá início à fase de compras de materiais. Conforme anunciado no planejamento em 2009, todo o processo de escolha dos itens será baseado em premissas de sustentabilidade.

- Publicidade -

“Estamos movimentando o mercado e solicitando propostas com avanços em práticas ambientais e sociais”, afirmou Tania Braga, gerente geral de Sustentabilidade e Legado, em evento realizado na última quinta-feira (14), em São Paulo.

Somente em equipamentos esportivos, serão necessários mais de um milhão de peças para garantir todo o necessário para a realização das competições olímpicas e paralímpicas. Para atletas, delegações e força de trabalho dos Jogos, serão servidas 14 milhões refeições, o que representa mais de seis toneladas em alimentos. Há ainda necessidade de itens de mobiliário, veículos de transporte e até cavalos para as competições.

Para atender a esta demanda, serão contratados cerca de 2.500 fornecedores, ativando empresas de pequeno, médio e grande portes de diversos setores da economia brasileira. Existe ainda um programa de capacitação para potenciais fornecedores, oferecido em parceria com o Sebrae.

Todo o processo de compras do Comitê Rio 2016 é pautado pela chamada Cadeia de Suprimentos Sustentável, que engloba diversas iniciativas em prol da sustentabilidade, como políticas para descarte dos materiais, preservação do meio ambiente, uso consciente de energia e água, monitoramento de práticas trabalhistas e desenvolvimento do mercado local. Todos estes critérios, assim como preço e qualidade, são levados em conta antes da contratação de cada fornecedor.

- Publicidade -

“Publicamos guias e organizamos workshops que auxiliam os fornecedores a obter certificações, trabalhar com a diversidade na sua empresa e implantar um plano de gestão de resíduos na fábrica”, explicou Tania Braga. “O Comitê tem sido bastante ativo na preparação do mercado para este desafio”, disse João Saravia, gerente geral de Suprimentos, também presente ao evento.

No Portal de Suprimentos, é possível visualizar o plano de compras do Comitê, acompanhar concorrências abertas e se cadastrar como fornecedor.

- Publicidade -