- Publicidade -

Comemore o Dia das Crianças em feiras de troca

Os princípios básicos dessas feiras são substituir o lucro e a acumulação de capital pela cooperação e valorização do trabalho.

Com o Dia das Crianças acontecendo no próximo dia 12, é impossível evitar certa ansiedade, ainda mais se o presente dos pequenos ainda não foi providenciado. Por isso, para aqueles que ainda não foram às compras e não querem gastar muito, sugerimos que os pais troquem as lojas de brinquedos habituais pelas chamadas feiras de trocas.

- Publicidade -

Para quem não conhece, as feiras de troca se resumem a feiras de intercâmbio de produtos: além de você se livrar de algo que não usa mais, sai de lá com algo em bom estado e novo. A maioria das feiras também permite a troca de produtos por serviços, mas sempre sem envolver dinheiro: essa é a graça e a essência da feira de trocas.

Os princípios básicos dessas feiras são substituir o lucro e a acumulação de capital pela cooperação e valorização do trabalho. Por isso, é fácil encontrar opções viáveis e sem custo, visto que toda a negociação é feita à base de troca. Vale lembrar ainda que muitas dessas feiras adotam um sistema de pontos ou uma “falsa moeda”. Assim você só obtém um determinado objeto caso consiga juntar determinado número de pontos. Isso ocorre devido à dificuldade de determinar os valores de diferentes objetos.

O Instituto Alana recentemente lançou um grande movimento para a realização de feiras de troca de brinquedos por todo o Brasil. Ao invés de presentear os pequenos com brinquedos novos, o instituto convida as famílias a participar de uma feira de troca. É bastante simples: a criança leva aquele brinquedo que já não tem tanta graça pra ela, mas que pode ser uma novidade e tanto para outra criança. Ficou interessado? Veja aqui quem já está organizando suas feiras ou, caso não encontre a sua cidade no mapa, mobilize seus amigos e participe. 

E as feiras de troca podem ser encontradas por todo o Brasil. Além disso, as regras devem ser explicadas aos pequenos, que vendo que cuidar dos seus pertences pode lhe trazer frutos no futuro, logo irão valorizar e cuidar muito mais dos brinquedos, para que a possibilidade de troca exista.

- Publicidade -

Para o caso do Dia das Crianças, é interessante levar o pequeno à feira para ver o que está disponível. Assim que ele se der conta de que seus brinquedos antigos podem ser trocados por alguns que nunca teve, verá o quão interessante é se desapegar de objetos esquecidos desde que bem cuidados. A feira de trocas se torna uma opção divertida e educativa para todos, e não só nos feriados das crianças. As informações são do Idec.