- Publicidade -

Com mudanças na gestão, Toyota economiza 57 milhões de litros de água/ano

A empresa garante que continuará a desenvolver tecnologias que aumentem a eficiência em todas as etapas de produção.

Desde 2012 a montadora japonesa tem investido em sistemas mais eficientes em suas fábricas no Brasil. As mudanças têm surtido efeito. Em seu último relatório, a empresa anunciou uma redução de 57 milhões de litros de água em apenas um ano, montante suficiente para abastecer mais de cinco milhões de pessoas por um dia.

- Publicidade -

De acordo com a montadora, o principal motivador para a economia foi a diminuição no consumo de água por veículo produzido, que caiu 11,2%, em relação aos padrões de 2012. O cuidado com os efluentes também foi essencial neste processo. Além de descartar menos, a empresa trata todos os seus resíduos hídricos antes de devolvê-lo às redes públicas.

Outra preocupação para que a companhia se tornasse mais sustentável é a eficiência energética, através de medidas aplicadas em todas as etapas, desde a produção até a chegada dos veículos ao consumidor final. Se a quantidade de água por veículo caiu, a de energia também seguiu o mesmo padrão.

O relatório da Toyota garante que a emissão média de CO2 por veículo foi de 87,64 kg, 19,1% menos do que o que era emitido em 2012. Quando somada a emissão total do ano a redução chega a 282 toneladas de dióxido de carbono, volume correspondente à emissão de 80 carros compactos rodando por dez mil quilômetros.

Para o futuro, a empresa garante que continuará a desenvolver tecnologias que aumentem a eficiência em todas as etapas de produção e também permitam a criação de novos produtos, principalmente carros elétricos e movidos a hidrogênio.

- Publicidade -

Redação CicloVivo