- Publicidade -

Com eficiência, redução de consumo de água pode ser superior a 50%

O retorno do investimento em tecnologias que reduzem o consumo acontece em menos de dois anos.

O sistema Cantareira, que abastece boa parte da cidade de São Paulo, atingiu o nível mais baixo da história, alcançando 12,5% da capacidade no mês de abril. A situação é tão crítica que pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 74% da população apoia uma campanha de racionamento de água e energia. E pela primeira vez o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckim, assumiu a possibilidade de haver rodízio no abastecimento.

- Publicidade -

 A Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Conservação de Energia (ABESCO) ressalta que a utilização racional dos recursos hídricos é fundamental, uma vez que enquanto a energia elétrica pode ser gerada por diferentes fontes, para a água não há substitutos ou alternativas. Por isso, a ABESCO solicitou ao consultor Raymundo Aragão fizesse uma análise desse mercado. “Com frequência, encontramos instalações com potenciais de redução dos custos superiores a 50% com atratividade financeira, a despeito do valor do investimento“.  

Dados do Banco Mundial mostram que a destinação da água captada tem uma distribuição específica no Brasil. Enquanto no mundo os sistemas municipais (usos doméstico e comercial) são responsáveis por 10% da utilização da água, no Brasil esse número corresponde a 28% do total. “Pelo lado do consumidor, há muito a ser feito, pois soluções estão disponíveis no mercado e apresentam claro retorno econômico”, defende Aragão.

Ainda de acordo com Aragão, de uma forma geral, o valor investido na redução de consumo, com ferramentas como limitadores de vazão, medidores setoriais e torneiras e registros com fechamento automático, retorna em economia para o consumidor em menos de dois anos. “Vale ressaltar que qualquer iniciativa deve ser acompanhada de mudança de hábitos e educação dos usuários para que o uso consciente dos recursos faça parte do dia a dia”.

- Publicidade -