Inicio Arquitetura & Design Com cômodos giratórios, casa se adapta às estações do ano

Arquitetura & Design

Com cômodos giratórios, casa se adapta às estações do ano

A Sharifi-Ha House foi projetada no Teerã, capital do Irã.

27 de dezembro de 2016 • Atualizado às 11 : 27
Com cômodos giratórios, casa se adapta às estações do ano

22.50K
0

Em um país tropical, como o Brasil, as estações do ano não têm variações de clima tão significativas como em outros países, mas ainda assim diversas construções residenciais são inadequadas, deixando o ambiente ora muito quente ora muito frio. Uma solução talvez seja uma casa projetada no Teerã, capital do Irã, que pode se adaptar às mudanças de temperatura.

Batizada de Sharifi-Ha House, a construção possui módulos giratórios que mudam de posição com o simples toque de um botão. A estrutura pode girar em até 90º, quem decide é morador, de acordo com sua vontade ou necessidade.

A residência faz uso inteligente do espaço, de modo que, para os momentos de calor, é possível ampliar os ambientes, deixando o cômodo com mais entrada de luz e ventilação. Já nos dias frios, a casa pode ficar mais compacta, inclusive com aberturas mínimas para a parte externa.

O projeto do escritório Nextoffice também levou em consideração às necessidades dos moradores. O quarto de hóspedes, por exemplo, pode ser transformado em outro cômodo, caso não esteja em uso. Ambientes mais formais, como escritório, também podem mudar a “aparência”, adaptando-se a diversas ocasiões. Segundo o ArchDaily, o método para a criação dos módulos é o mesmo utilizado para a transformação das cenas teatrais.

Redação CicloVivo

(22504)

logo
Fechar
Abrir
logo