- Publicidade -

Coleção “Consumo Sustentável” lança material educativo sobre resíduos sólidos

Incluir a educação para a sustentabilidade na rotina escolar, nos espaços educativos e nas comunidades é o objetivo da Coleção Consumo Sustentável e Ação

Incluir a educação para a sustentabilidade na rotina escolar, nos espaços educativos e nas comunidades é o objetivo da Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos, lançada pelo Instituto 5 Elementos, em 2009, e que em 2013 ganha sua segunda edição, atualizada para apoiar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em nosso país.

- Publicidade -

O lançamento acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 19h, com uma mesa redonda sobre educação, consumo e sustentabilidade. Estarão presentes o Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, que abordará a situação da política municipal de resíduos sólidos em São Paulo e educação ambiental como forma de controle social deste processo; o Secretário Municipal de Educação Cezar Callegari, que irá falar sobre como a Secretaria está trabalhando a temática na rede municipal de ensino; a psicóloga Laís Fontenelle Pereira e especialista no tema Criança, Consumo, Mídia e Sustentabilidade, que atua no Instituto Alana e falará sobre Publicidade, Consumo e Infância: Impactos e consequências e a necessidade de Regulação e Educação.

Participam ainda da mesa Mônica Pilz Borba, educadora e ambientalista, autora da coleção e gestora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade; Gina Rizpah Besen, psicóloga e doutora em Saúde Pública, que falará sobre a atualização das informações sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos; a bióloga, especialista em educação ambiental e professora Raquel Santana da CEMEB Governador Franco Montoro, que contará, junto com a aluna Stephany Hermínio Lima da Silva, como fez uso da edição anterior e o impacto deste tema em seu cotidiano.

Em linguagem simples e por meio de narrativas recheadas de criatividade e bom humor, a Coleção contribui para a compreensão de temas complexos. Voltada a educadores e alunos do Ensino Fundamental I e II, apresenta conteúdos conceituais e práticos, difundindo os conceitos dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

“Esse material pedagógico permite sensibilizar e ensinar como devemos cuidar dos nossos resíduos no dia a dia. Esta nova edição enfoca exemplos e práticas que contribuem para reduzir o volume do lixo, transformando-o em resíduos, que podem ser reutilizados e reciclados”, destaca Mônica Pilz Borba, gestora do Instituto 5 Elementos.

- Publicidade -

A Coleção Consumo Sustentável e Ação foi reeditada a partir das orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, que trouxe avanços e novos desafios a serem enfrentados por todos os setores da sociedade.

O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (15) às 19h, na Livraria Cultura. Localizada na Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo . O evento é aberto ao público. Para mais informações: (11) 3871-1944. 

- Publicidade -