- Publicidade -

Cientistas sugerem incluir gases-estufa secundários em Protocolo de Kyoto

O Procolo de Kyoto coloca hoje o CO2 como o principal gás causador do efeito estufa. No entanto, um estudo feito pela Noaa mostra que o metano e o óxido nitroso também são muito perigosos e devem ser controlados para mitigar o aquecimento global.

O Procolo de Kyoto coloca hoje o dióxido de carbono como o principal gás causador do efeito estufa. No entanto, um estudo feito pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa), mostra que o metano e o óxido nitroso também são muito perigosos e devem ser controlados para mitigar o aquecimento global.

- Publicidade -

Segundo a pesquisa, seria um enorme benefício incluir os dois gases analisados nos programas de contenção do aumento da temperatura mundial, juntamente com o CO2. Essa medida pode reduzir até 19% do aquecimento ao qual a Terra está exposta anualmente.

Por muito tempo, o óxido nitroso e o metano, os chamados gases-estufa secundários, ficaram de fora das negociações climáticas por serem considerados gases de difícil controle, o que tornaria as negociações mais demoradas. O estudo, porém, vai à direção contrária, alegando que as negociações poderiam ser facilitadas, já que a contenção desses gases tem resultado rápido, pois eles permanecem por menos tempo na atmosfera e, consequentemente, reduzem as temperaturas com mais facilidade.

Com a medida sugerida pela Noaa seria possível reduzir 0,5ºC o aquecimento do planeta, número considerável, pois o intuito da ONU é limitar o aumento da temperatura em 2ºC, valor limite para não causar perigo à Terra.

Entre as sugestões para conter a emissão dos gases-estufa secundários está o controle feito no setor agropecuário, principalmente no que diz respeito ao uso de fertilizantes, e também na fabricação e distribuição de combustíveis fósseis, como o gás natural, que também emitem metano. Outras opções ainda não foram definidas pelos cientistas. Com informações da Folha.

- Publicidade -

Redação CicloVivo