- Publicidade -

CicloFaixa de Lazer de SP soma mais de 20 milhões de viagens em 5 anos

A estrutura recebe, em média, 120 mil participantes por ativação.

 A CicloFaixa de Lazer de São Paulo, por onde circulam mais de 120 mil paulistanos todos os domingos e feriados nacionais, está completando cinco anos. Desde a sua inauguração, foram realizadas 20 milhões de viagens – é como se todos os paulistanos tivessem pedalado pelo menos uma vez no percurso, ao longo desse período. Idealizada pela F&Q Brasil, o projeto é uma inciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com o Grupo Bradesco Seguros.

- Publicidade -

Além de ações comemorativas, está sendo lançado um site do Movimento Conviva, no qual os adeptos do ciclismo podem conferir tudo sobre a CicloFaixa de Lazer de São Paulo e outros projetos da Bradesco Seguros, como a CicloFaixa de Lazer de Osasco, CicloSampa e o circuito cultural Bike Tour SP.


Foto: Divulgação

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, 86% dos entrevistados disseram ter passado a respeitar mais o ciclista no trânsito após usar a CicloFaixa. Dados que reforçam a ideia do projeto como um grande incentivador da mudança de hábito do paulistano no trânsito.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

“A CicloFaixa de Lazer é um presente para todos os paulistanos. O projeto ajudou a estabelecer uma nova cultura de bicicleta na cidade e cada vez mais contribui para a conscientização de uma convivência harmônica entre motoristas, ciclistas e pedestres”, ressalta Paschoal Fabra Neto co-presidente e diretor-geral de criação da F&Q Brasil.

O projeto foi criado para oferecer uma opção de lazer segura e saudável aos paulistanos e seu percurso interliga os principais parques da cidade: Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, das Bicicletas, Trianon e da Luz. Além dos parques da Juventude, na zona norte, Tiquatira, na zona leste, e a Represa de Guarapiranga.

Hoje a CicloFaixa de Lazer Bradesco Seguros conta ainda com o apoio de mais de mil voluntários, que auxiliam na segurança das travessias, com bandeiras de sinalização, e interagem com o público por meio de sorrisos e cumprimentos.  Mesmo quem não possui bicicleta própria pode realizar o trajeto. Na Praça do Ciclista e no Parque das Bicicletas, há pontos de empréstimo gratuito.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Curiosidades sobre a CicloFaixa de Lazer:

– A estrutura recebe, em média, 120 mil participantes por ativação.

– Mais de 20 milhões de ciclistas passaram pelo percurso em cinco anos.

– 50 ciclistas mecânicos em parceria com o Instituto CicloBR oferecem reparos gratuitos em todo o circuito.

– Já foram montados 19 mil km de CicloFaixa nestes 5 anos.

– 19 mil cones de sinalização são montados por ativação.

– O sistema tem média de mil empréstimos por ativação.

– Para 96% dos usuários, o uso da CicloFaixa é um hábito do qual não abrem mão (dados do Instituto Qualibest 2014)