- Publicidade -

Chineses criam coletor de água movido a energia solar

Uma dupla de designers chineses criou um coletor capaz de recolher a água proveniente da condensação do ar e purificá-la, através de um pequeno dispositivo que funciona com energia solar.

A dupla de designers chineses, Chun Yen Tsao e Hsing-TanYang, desenvolveu uma tecnologia capaz de ajudar as pessoas que têm dificuldades em conseguir água potável. O Swater, nome dado ao conceito, é um coletor que tem como objetivo recolher a água proveniente da condensação do ar e purificá-la através de um pequeno dispositivo que funciona com energia solar.

- Publicidade -

Com o auxílio de células fotovoltaicas e da luz do sol, o Swater coleta a água destilada limpa a partir da condensação. Medidas como essa são de extrema ajuda às pessoas que sofrem constantemente com a falta de água. Mesmo que o planeta Terra tenha 70% de sua formação composta por água, esse é um bem que já não está acessível a toda a população mundial.

A facilidade e utilidade do aparelho, que é ambientalmente correto, leva os criadores a crerem que um dia ele poderá ajudar a salvar o mundo. A tampa, em forma de sovela, tem um painel solar que gera a energia necessária para fazer funcionar o tubo de aquecimento elétrico e a luz para a esterilização da água. O ar entra pela parte superior e libera a água em um balde, onde ela é desinfetada. Um tubo de aquecimento evapora a água de modo que ela se condensa ao lado do aparelho e depois escorre para o fundo da caçamba, destilada, desinfetada e adequada para consumo humano. A tecnologia é ideal, principalmente, para regiões áridas.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -