- Publicidade -

Chineses apostam em ônibus que anda por cima dos carros

Vídeo com mais detalhes do projeto aumentam a especulação sobre o assunto.

- Publicidade -

Os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, criaram uma solução para o trânsito das grandes cidades. Trata-se de um ônibus que passa, literalmente, por cima dos carros. O projeto, chamado de Land Air Bus, consiste em um ônibus, com a parte inferior em forma de arco, que permite que os carros passem por baixo do veículo.

O projeto ganhou grande repercussão há três anos, quando foi revelado pela primeira vez no Beijing International High-Tech Expo 13. Muitos acharam que o projeto era utópico e nunca seria construído de fato. Porém, a empresa China TBS divulgou um vídeo com mais detalhes do projeto, aumentando a especulação sobre o assunto.

Além de diminuir, em cerca de 30%, o trânsito nas ruas e avenidas, o protótipo utiliza painéis solares e elétricos para se mover, economizando até 860 toneladas de combustível por ano, o que significa uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O veículo alcança uma velocidade de 60 km/h, mas viaja, em média, a 40 km/h.

- Publicidade -

Outra vantagem da implantação do transporte é a rapidez de sua construção. Para construir 40km da estrutura seriam necessários apenas 1 ano, diferentemente da construção de um metrô que levaria pelo menos 3 anos para ser concluída.

- Publicidade -

A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas, e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo. O comprimento do veículo e dos vagões ainda não foi divulgado. De acordo com os criadores, o ônibus comporta 1200 pessoas, divididas em quatro vagões.

O custo da implantação chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Em 2010 houve rumores de que seria construído um trecho na cidade de Pequim, mas nada aconteceu. Não existe nenhuma previsão ou confirmação de que o modal será de fato construído.

Mayra Rosa – Redação CicloVivo