- Publicidade -

China quer triplicar produção de energia solar até 2017

A previsão é de acrescentar 70 gigawatts à produção atual, reduzindo assim a dependência do carvão.

O governo chinês anunciou que pretende triplicar a produção atual de energia solar até 2017. Esta é mais uma medida para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do país que é o maior poluidor do mundo. A previsão é de acrescentar 70 gigawatts à produção atual, reduzindo assim a dependência do carvão.

- Publicidade -

O objetivo anunciado no site Desenvolvimento e Reforma da Comissão Nacional da China é muito mais ambicioso que o anterior, chegando ao dobro da meta estabelecida para 2015. Além do investimento no potencial fotovoltaico, o país pretende alcançar 150 gigawatts de capacidade em energia eólica, 11 gigawatts de biomassa e 330 gigawatts de energia hidrelétrica para os próximos três anos.

Conforme informado pela Bloomberg, com este planejamento os chineses podem ter 13% de sua energia proveniente de fontes renováveis. A estratégia é uma medida urgente para reduzir a poluição atmosférica que afeta diariamente a população local.

“O novo alvo em energia solar definido para 2017 será facilmente atingido se a China mantiver o ritmo de desenvolvimento atual”, garante Wang Xiaoting, analista de finanças energéticas da Bloomberg. Somente no final do ano passado os chineses tiveram 20 gigawatts de energia solar instalada.

De toda a energia elétrica transportada por redes que abastecem as principais cidades chinesas, 10% deve ser proveniente dos ventos até 2015 e 15% até 2017. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo