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China deve retirar 5 milhões de carros da rua para reduzir poluição

Os automóveis, que devem sair de circulação ainda neste ano, não cumprem as normais das emissões de combustíveis.

O governo chinês anunciou que pretende retirar mais de cinco milhões de carros da rua. Os automóveis, que devem sair de circulação ainda neste ano, não cumprem as normais das emissões de combustíveis. A estratégia visa a redução da poluição do ar.

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Medidas como essa serão adotadas pela China como estratégia para o país alcançar suas metas de diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Na última segunda-feira os ministros da Economia e do Meio Ambiente anunciaram que a nação tem potencial para atingir os objetivos estabelecidos para 2015, desde que os esforços sejam intensificados.

Uma avaliação feita em 2013 mostrou que os chineses não estão em uma situação confortável quanto às antigas metas. A redução de óxido de nitrogênio determinada para o período de 2011 a 2013 era de 60%, o atingido nos dois anos foi apenas 20%. Até 2017 o país quer reduzir o nível de material particulado atmosférico em pelo menos 10% nas principais cidades.

Quanto aos níveis de carbono emitidos, a China pretende reduzir 4% em 2014 e 3,5% em 2015. A energia também entrou no pacote. Os orientais esperam reduzir o consumo pelo PIB em 3,9% neste e no próximo ano, afim de alcançar a meta dos 16% no período 2011-2015.

“A meta continua sendo conservadora. Algumas províncias poderiam contribuir mais, contudo, algumas autoridades locais ainda mantêm o velho modo de pensar de que o desenvolvimento econômico continua sendo prioridade. Eles não atentam o suficiente para questões ambientais”, argumentou Li Junfeng, diretora geral do Centro Nacional de Pesquisa e Estratégias sobre Mudanças Climáticas.

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Zhou Shengxian, ministro da Proteção Ambiental, garante que o governo será rigoroso. O ministério impôs exigências mais firmes e reforçará a avaliação de impacto ambiental e emissões totais previamente à aprovação de projetos. 

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

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