- Publicidade -

Chalé feito no sistema ‘earthbags’ pode ser construído em 9 dias

A pequena cúpula foi erguida em uma fazenda orgânica na Nova Zelândia.

Já imaginou criar um novo ambiente, ou um novo cômodo em uma propriedade em apenas nove dias? Foi o que um time de entusiastas da permacultura fizeram em 2009 durante um workshop.

- Publicidade -

O pequeno edifício foi erguido em apenas nove dias em uma fazenda orgânica de 14 hectares localizada na cidade de Thames, na ilha norte da Nova Zelândia. A fazenda participa do sistema conhecido como ‘farm stay’, onde os donos da fazenda recebem pessoas – em sua maioria turistas – para passar uma temporada trabalhando no local em troca de abrigo, refeições e ajuda de custo.

Foto: Reprodução/Youtube

O workshop foi desenvolvido pela empresa especializada em construções sustentáveis Guiding Star Creation e pelos próprios proprietários da fazenda, Eric e Nancy, que gostariam de criar um novo chalé-dormitório para hospedar seus visitantes.

Foto: Reprodução/Youtube

O edifício em cúpula tem um diâmetro interno de 3 metros e as paredes têm uma espessura de 30 centímetros. Ele foi projeto como um loft, com um pequeno mezanino abrigando a cama do hóspede e no centro do edifício foi instalado, pensando no aquecimento do ambiente, um fogão a lenha. A escada fixada à estrutura tem dupla função, serve para chegar ao mezanino e também como prateleira. Foram reutilizadas na obra portas e janelas de demolição.

Foto: Guide Star Creations

Por estar em um ambiente úmido e frio, algumas adaptações foram feitas na construção, como um reforço na drenagem e impermeabilização, com aplicação de betume e emulsão asfáltica.

- Publicidade -

Confira no vídeo abaixo toda a empreitada e o passo a passo:

Clique aqui e para ver como construir uma casa de baixo custo usando o sistema ‘earthbags’. Inspire-se também com uma casa na Colômbia feita com sacos de terra que mantém o ambiente naturalmente fresco, confira aqui. Mais detalhes sobre esta obra aqui.

- Publicidade -

Por Mayra Rosa – Redação CicloVivo