- Publicidade -

Temos o hábito de caminhar na praia nos finais de semana. Quando a maré está baixa passamos para a praia seguinte e depois voltamos tudinho… No final da caminhada, antes de voltar para casa, paramos na barraca de coco. Além de tomar a água de um coco, compramos mais alguns para trazer para casa. O rapaz da barraquinha já nos conhece há alguns anos, e nos faz a gentileza de abrir todos os cocos. Separa a água em garrafinhas e corta os cocos ao meio. E assim, voltamos para casa com bastante água de coco e matéria-prima para o pote de iogurte de polpa de coco verde da semana seguinte.

- Publicidade -

Outro dia folhando o livro “Diário de uma vegana” da Alana Rox, vi a receita de um ceviche de coco verde. Lembrei na hora do sabor do ceviche de peixe, que até um tempo atrás fez parte do meu cardápio e não pensei duas vezes em testar. Trouxe alguns cocos a mais para casa e um macinho de folhas de coentro fresquinhas (ingrediente essencial do meu ceviche).

Confesso que antes do ceviche ter marinado a gente já estava provando… E já estava muito bom! No entanto, depois de marinar o tempo recomendado, ele ficou simplesmente incrível. O sabor é idêntico ao ceviche de peixe. O que me faz acreditar que o ceviche depende do tempero da marinada, e não do ingrediente que será marinado. Notícia boa para quem abandonou a proteína animal, como eu.

Recomendo passar as tiras de pimentão e cebola roxa em água corrente, dentro de uma peneira. Isso faz com que eles fiquem menos ardidos. Cubra o ceviche com suco de limão a gosto. Usei uma tigela pequena e dois limões foram suficientes. Bom apetite!

Ceviche de coco verde

- Publicidade -

ceviche-coco-2

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

- Publicidade -

Polpa fresca de 2 ou 3 cocos verdes

1/2 pimentão vermelho (ou amarelo)

1/2 cebola roxa

Suco de 2 limões (ou mais a gosto)

Sal e pimenta do reino

Folhas de coentro picadas

Azeite de oliva

Modo de fazer

Retire a polpa do coco com uma colher de sopa e pique em pedaços grandes.

Corte o pimentão e a cebola roxa em tiras, coloque em uma peneira e passe por água corrente.

Misture em uma tigela os pedaços de polpa de coco, o pimentão, a cebola e as folhas de coentro.

Tempere com sal, pimenta e azeite de oliva. Regue com suco de limão e misture bem.

Espere marinar por 30 minutos antes de servir.