- Publicidade -

Células solares de baixo custo aumentam a duração das baterias de celulares

Sistema também elimina o consumo de energia enquanto o celular está em stand by e deve ser lançado em 2014.

A empresa francesa SunPartner desenvolveu um novo tipo de célula solar transparente, capaz de aumentar o tempo de duração de uma bateria convencional em até 20%. O dispositivo deverá chegar ao mercado em 2014, com preços acessíveis. Até lá, o objetivo dos criadores é aumentar a eficiência do sistema – e, consequentemente, a autonomia das baterias dos gadgets.

- Publicidade -

Os dispositivos fabricados pelos franceses devem ser encaixados nas telas touchscreen dos celulares, sem atrapalhar a interação dos usuários com os gadgets, já que os pequenos painéis possuem uma transparência de 95% e 300 microns de espessura. Quando o celular fica em modo de espera por longos períodos, a recarga não será necessária – pois a absorção da energia solar impede que as baterias de íon-lítio se desgastem.

Os representantes da SunPartner disseram que já firmaram acordos com os principais fabricantes de celulares e outros dispositivos móveis, para disponibilizar a tecnologia o mais rápido possível. A expectativa é que a empresa realize acordos de licenciamento até o começo de 2014, garantindo, assim, a comercialização no final do ano que vem.

Segundo os representantes da empresa francesa, cada exemplar custa cerca de dois dólares – com a aplicação na tela do celular incluída. O preço, já praticado com a indústria, indica que a tecnologia será bem acessível à população, além de diminuir a conta de energia em casa e ajudar a popularizar o uso da energia solar.

Em entrevista ao VentureBeat, o diretor de mercados internacionais da SunParter, Mathieu  Debroca, afirmou que o objetivo é deixar o dispositivo mais potente nos próximos anos. Assim, serão realizados esforços para aumentar a eficiência do sistema, de 8% para 30%. Fora isso, a empresa francesa espera criar uma corrente de eletricidade solar, capaz de carregar diretamente os gadgets e aumentar o aproveitamento da luz do sol.

- Publicidade -

Redação CicloVivo