- Publicidade -

Casal usa cânhamo para construir casa na Austrália

O casal Graham Sippo e Patricia Schmidt construiu sua casa de dois andares em Billen Cliffs, Austrália. Eles edificaram o que acreditam ser primeira casa do país a usar o cânhamo como material de construção.

O casal Graham Sippo e Patricia Schmidt construiu sua casa de dois andares em Billen Cliffs, Austrália. Eles edificaram o que acreditam ser primeira casa do país a usar o cânhamo como material de construção.

- Publicidade -

A casa, que fica no alto de uma colina com vista sobre Larnook, recebeu a matéria-prima de uma cultura de cânhamo industrial local. O casal tomou a decisão de usá-lo como material de construção cinco anos antes, depois de aprender sobre suas qualidades estruturais superiores. "Ao contrário do cimento, ele não absorve água. Ele define a pedra ao longo do tempo", disse ele.

A construção foi feita basicamente com cânhamo, areia e cal. No entanto, existe um ingrediente secreto pré-misturado com a cal que vem de seu fornecedor.

O cânhamo de alvenaria também é mais leve que técnicas similares de construção moldada, sendo mais fácil para trabalhar. O material também respira fator que para Sippo é o ideal para as condições úmidas de Northern Rivers, pois reduz a chance de mofo.

O material vem como palha e é misturado com cal e areia. Em seguida, é derramado em molduras que podem ser removidos apenas 24 horas depois. Passado alguns dias o cânhamo começa a ser definido.

- Publicidade -

As paredes são processadas ​​usando outra mistura com cânhamo finamente moído como uma base. O efeito final é rústico, por dentro e por fora, apesar de que acabamentos suaves também podem ser alcançados.

Entre os benefícios da construção com cânhamo está o fato de ser um material neutro em carbono de acordo com a análise no Reino Unido (um conjunto de análise do ciclo de vida usando dados australianos), ele é um bom isolante térmico e acústico, tem resistência à flexão excelente, é durável e retardante de chama e as paredes, de seis centímetros de espessura, respiram.

Outras características de baixo carbono da construção incluem energia solar e água quente, recolha de água da chuva, sistema de aproveitamento de água cinza e um banheiro de compostagem. A madeira utilizada na casa é de origem local, de árvores que haviam morrido.

- Publicidade -

"É o que se chama um produto de baixa energia incorporada. Uma consciência dos fatores que influenciam a análise de carbono de um produto, incluindo toda a energia que entra em produção e transporte", disse Klara. A mistura contém um pouco de areia, mas ao invés de secar, ensacar e afretar a areia, os construtores são aconselhados a usar areia local a granel. O objetivo era produzir um material acessível que tivesse uma pegada de carbono mínima.

A aplicação foi aprovada pelo Conselho da Cidade de Lismore, com a assistência de Klara Marosszeky, pioneira em cânhamo de alvenaria. "Eles estavam dispostos a deixar-nos experimentá-lo", disse Patricia. "Eu sou suíça, e na Europa, edifícios com cânhamo é uma antiga tradição. Eu não posso entender por que os políticos australianos estão relutantes em abraçar uma indústria do cânhamo aqui. Surpreende-me que não haja indústria de alimentos de cânhamo na Austrália."

Depois de um ano viajando, o casal encontrou todos os cômodos secos, sem mofo, e sua cama e os livros em perfeita ordem.

A construção começou em 2005, mas houve atrasos – eles tiveram que esperar que o cânhamo industrial se tornasse legal e depois tiveram que esperar pelo crescimento da planta. Devido à escassez do produto, eles decidiram concluir a parte de cima com o revestimento da parede exterior para proteger a estrutura.

Apesar de o trabalho ter sido intensivo, eles estão empenhados em apoiar a indústria nascente de alvenaria de cânhamo. O projeto tem custo menor do que teria para revestimento de paredes internas e externas, isolamento e pintura. A moradora estima que o custo total da construção foi de US$ 8000. Com informações de Nimbin Good Times.

Redação CicloVivo