- Publicidade -

Casal cria cadeira adaptada para trilhas que ajuda pessoas com deficiência

Com o equipamento eles visitaram a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

No último fim de semana, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, recebeu o casal Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi, do projeto Montanha para Todos, que trouxe uma cadeira adaptada para trilhas. Batizada de Julietti, a presença do equipamento chamou a atenção dos visitantes da unidade de conservação, que tem, entre outras preocupações, a questão da acessibilidade.

- Publicidade -

“Com um público cada vez mais numeroso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem buscado oferecer oportunidades de acesso para diversos tipos de visitantes. A partir de 2015, a construção de uma trilha suspensa permitiu que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pudessem chegar até as Corredeiras do Rio Preto, um dos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”, conta o chefe da unidade, Fernando Tatagiba.

Segundo Tatagiba, quando um amigo apresentou o projeto Montanha para Todos, da Juliana e Guilherme, a equipe do parque descobriu que poderia proporcionar às pessoas um outro grau de acessibilidade. “Entramos logo em contato com o Guilherme para buscarmos um jeito de trazermos para a Chapada dos Veadeiros uma Julietti, cadeira adaptada que permite às pessoas com dificuldades de locomoção percorrerem trilhas, irem às cachoeiras e subirem montanhas”.

No domingo, Guilherme e Juliana e o filho Benjamim aproveitaram um compromisso na Chapada para trazer a Julietti de número 10. Com o equipamento, eles foram ao mirante do Salto do Rio Preto, que haviam conhecido anos atrás.

Um grupo de guias, voluntários e amigos do parque nacional percorreram as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros conduzindo a Julietti, que ficará na Chapada, para que outras pessoas possam ter essa experiência.

- Publicidade -

Para saber mais sobre o Montanha para Todos e dar a sua contribuição para a ampliação do projeto clique aqui.