- Publicidade -

Casa com fibras naturais e eficiência energética é construída em 7 dias

A energia solar instalada no telhado supre toda a demanda energética.

Atender aos mais altos critérios da construção sustentável era o objetivo dos alunos que ergueram a chamada “Casa Zero”. O que chama atenção é a quantidade de plantas utilizadas no processo.

- Publicidade -

A casa foi feita com diversos materiais naturais e minimamente processados. Palha, cortiça e fibras de madeira estão entre os itens que mantêm custos baixos e alto desempenho térmico. Também foi usado um material biodegradável feito com fungos, ainda não vendido no Brasil.

Também foram usados reciclados e os materiais foram selecionados para evitar qualquer substância química duvidosa. O resultado é que ao invés de emitir poluentes, a residência pode contribuir para a limpeza do ar.

O interior da casa é repleta de madeira compensada não-tóxica e é envolta com tecnologias para melhorar o desempenho térmico e durabilidade.

casazero-ciclovivo1

- Publicidade -

A energia solar instalada no telhado supre toda a demanda, zerando a conta de energia. E um detalhe interessante: foram usados módulos solares adesivos, um tipo de filme bem fino pensado para os que se preocupam com a estética.

O projeto é uma parceria entre um centro comercial e estudantes da Universidade Ryerson e foi apresentado em 2017, no festival EDIT de design, inovação e tecnologia em Toronto, no Canadá.

- Publicidade -

A casa já havia sido construída em 44 dias, mas no evento foi reconstruída em apenas sete dias.

casazero-ciclovivo2

casazero-ciclovivo3

casazero-ciclovivo4

casazero-ciclovivo5

casazero-ciclovivo6

casazero-ciclovivo7

casazero-ciclovivo99

Fotos: Universidade Ryerson/Divulgação

Redação CicloVivo