- Publicidade -

Carros de polícia do futuro são apresentados nos EUA

Nesta edição do Salão de Los Angeles, o desafio para as montadoras é apresentar as viaturas de polícia que serão usadas em 2025. Na disputa, todos os veículos devem ser elétricos. BMW, GM, Honda, Mercedes-Benz e Subaru já inscreveram seus veículos.

Na edição de 2012 do Salão de LA, o desafio para as montadoras é apresentar as viaturas de polícia que serão usadas em 2025. Na disputa, todos os veículos devem ser elétricos. BMW, GM, Honda, Mercedes-Benz e Subaru já inscreveram seus modelos.

- Publicidade -

Além de antecipar tendências e apresentar as estreias do automobilismo mundial, esta edição do Salão de Los Angeles (EUA) lança um desafio inédito às montadoras. Durante o evento, que acontece entre os dias 30 de novembro e nove de dezembro, as marcas deverão apresentar as viaturas elétricas que serão utilizadas pela polícia da Califórnia em 2025. Confira os modelos que já foram inscritos:


BMW E-Patrol
Desenvolvido pelos designers da BMW, o E-Patrol é um carro elétrico inspirado em um zangão. O carro, que mais parece ter vindo de um filme futurista, tem capacidade para três ocupantes e é capaz de levantar voo nas situações de perseguição. O veículo é inteligente, permitindo a comunicação com outras viaturas. Uma pesquisa realizada pela BMW estima que, em 2025, a região de Los Angeles tenha um tráfego mais intenso e os carros de patrulha e segurança sejam movidos a combustíveis alternativos.

GM Volt Squad: Engage, Pursue e Observe
A General Motors vai apresentar a frota Volt Squad, composta por três viaturas totalmente elétricas. Com o mesmo sistema propulsor do Chevrolet Volt, o Engage é um veículo robusto, criado para ser uma base móvel de polícia, projetada para o futuro.

Já o Pursue é um modelo aerodinâmico, e suas formas arrojadas facilitam o deslocamento em ruas congestionadas, além de garantir altas velocidades nas situações de perseguição.

- Publicidade -

Projetado para fazer patrulhas aéreas, o Observe parece ter saído de um filme de ficção científica: o modelo é voador, capaz de comportar apenas um ocupante em sua área interna.

Honda CHP Drone Squad e Honda “CHiPs” 2025
Produzido pela filial da Honda nos EUA, o CHP Drone Squad  é um veículo projetado para atuar no futuro, mesmo que a infraestrutura rodoviária da Califórnia não seja modificada. Além de a tecnologia desenvolvida pela Honda permitir que a viatura circule sem um motorista, o CHP Drone Squad vem com uma moto integrada. O esquadrão Drone tambéminclui um helicóptero para transportar as viaturas nas ocorrências mais urgentes. Já o “CHiPs” 2025, modelo produzido pela Honda do Japão, é um esportivo de patrulha que garante a mobilidade em situações de tráfego intenso.

Mercedes-Benz Ener-G-Force
Para criar o SUV elétrico, os designers da Mercedes-Benz se inspiraram no Classe G, veículo da montadora que é produzido desde os anos 1970. Além do estilo, a marca levou em consideração que o carro terá de enfrentar as prováveis condições de trânsito em 2025 – como a superlotação das vias públicas, o monitoramento totalmente eletrônico do tráfego e a população urbana cada vez maior.

- Publicidade -

Subaru Sharc
Alimentado por energia renovável e livre de emissões de carbono, o Subaru Highway Automated Response Concept (SHARC) da montadora japonesa foi projetado para circular em estradas e avenidas, atendendo às mais rígidas regulamentações ambientais dos EUA. Como o protótipo tem direção autônoma e não precisa ser conduzido, não é necessária uma grande equipe de policiais em ação. Com informações do Le Guide de L’auto e do portal Exame.com

Redação CicloVivo