- Publicidade -

Carro movido a energia solar inicia 3ª etapa de sua volta ao mundo

O carro de corrida SolarWorld GT iniciou a terceira etapa de sua volta ao mundo. O automóvel elétrico, equipado com painéis fotovoltaicos, deve percorrer sete mil quilômetros em território norte-americano, de maneira totalmente limpa.

O carro de corrida SolarWorld GT, construído por estudantes da Universidade de Bochum, na Alemanha, iniciou a terceira etapa de sua volta ao mundo. O automóvel elétrico, equipado com painéis fotovoltaicos, deve percorrer sete mil quilômetros em território norte-americano, de maneira totalmente limpa.

- Publicidade -

A viagem, chamada de Volta ao Mundo, inclui 29.251 quilômetros dos cinco continentes, percorridos em apenas 355 dias. Assim os jovens criadores do carro e do projeto pretendem entrar para o Guiness, Livro dos Recordes, com a distância mais longa percorrida em um carro solar.

Em sua primeira expedição, realizada ainda em 2011, o Solar World GT andou quase cinco mil quilômetros na Austrália e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, o objetivo é concluir o trajeto de sete mil quilômetros, da costa leste ao oeste, em apenas 49 dias. Depois disso os desafios serão a Europa e Eurásia.

O carro é uma espécie de prévia do futuro, com espaço para carregar dois ocupantes e design bastante diferente dos modelos tradicionais. Mesmo sendo movido pela energia do sol, a potência das placas instaladas no teto é de 823 watts, que permitem ao automóvel alcançar velocidade máxima de 100 km/h, com emissão zero.

Conforme publicado no site do projeto, os estudantes crêem que este trabalho faça parte de uma missão “capaz de despertar o interesse em energias renováveis e em todo o potencial que elas têm”. Além disso, a equipe se vê como um grupo de embaixadores para a mobilidade sustentável.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo