- Publicidade -

Carro conceito promete usar energia do sol e do vento para funcionar

As empresas automotivas SAIC e GM criaram um carro conceito para o ano de 2030. Com telhado em forma de folha, o veículo denominado YeZ é totalmente elétrico e contará com a energia do sol e do vento para funcionar.

A exposição “Shanghai World Expo 2010” apresentou no último ano uma criação em conjunto entre a empresa SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation ) e a GM (General Motors); um conceito interessante chamado YeZ. 

- Publicidade -

O carro de dois lugares é totalmente elétrico e designado para funcionar utilizando recursos naturais.  O veículo foi desenvolvido para uso no ano de 2030 e contará com a energia gerada a partir do sol e do vento. 

O automóvel é equipado com painéis solares localizado na cobertura e pequenas turbinas eólicas localizado nas rodas. Além disso, ele também possui um avançado sistema que ajuda a capturar o dióxido de carbono do entorno, converte em oxigênio fresco e libera de volta para a atmosfera, assim como uma planta real. Esta última parte é feita de uma estrutura de metal-orgânica. 

Através de uma série de reações químicas a eletricidade gerada pelos painéis solares e turbinas de vento fica armazenada em baterias de íon-litio, presente à bordo, que alimentam o veículo. 

YeZ, pronuncia-se “yea-zi”, significa folha em mandarim, que também empresta seu nome para a estética da grande cobertura em forma de folha. 

- Publicidade -

De acordo comos desenvolvedores do projeto, “o carro elétrico funcionará tanto durante os dias ensolarados, como nos dias nublados, e ao mesmo tempo será capaz de utilizar o poder do vento e ‘permitir’ a mobilidade com zero emissões de gases de efeito estufa." Ainda não existem especificações técnicas do veículo pois se trata apenas de um conceito. 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -