Inicio Negócios Carro da Ford tem equipamentos feitos com garrafas PET

Negócios

Carro da Ford tem equipamentos feitos com garrafas PET

Em cada carro são reaproveitadas, em média, 70 garrafas PET de dois litros.

21 de dezembro de 2015 • Atualizado às 11 : 59

O intuito da empresa é conseguir produzir carros 85% recicláveis e 95% renováveis. | Foto: Divulgação

Carro da Ford tem equipamentos feitos com garrafas PET
501
0

A montadora norte-americana divulgou recentemente a utilização de garrafas PET na fabricação de componentes do modelo EcoSport. De acordo com a empresa, em cada carro são usados, em média quatro quilos do material reaproveitado.

As garrafas são transformadas em material têxtil, que vira carpetes e matéria-prima para outros itens. Segundo Ricardo Travassos, supervisor de desenvolvimento de produto da Ford, em cada um dos veículos são reaproveitadas, aproximadamente 70 garrafas plásticas de dois litros.

Além da reutilização do PET, o EcoSport ainda conta com materiais feitos a partir de fibras têxteis descartadas, como camisetas e calças jeans, que viram isoladores acústico. A medida faz parte da estratégia de redução de impacto ambiental e sustentabilidade da montadora. O intuito da empresa é conseguir produzir carros 85% recicláveis e 95% renováveis.

Carro de maconha

As garrafas PET não são os únicos materiais alternativos aproveitados pela indústria automobilística. Em 2010, a montadora canadense Motive Inc. divulgou o Kestrel, um carro elétrico construído a partir de fibras feitas de cânhamo, também conhecido como maconha.

Na ocasião, a empresa classificou o seu modelo como o “primeiro veículo elétrico com carroceria biocomposta”. O protótipo era capaz de rodas até 160 km com uma mesma carga e carregar até três passageiros.

Redação CicloVivo

(501)

logo
Fechar
Abrir
logo