- Publicidade -

Carrefour irá monitorar desmatamento de seus fornecedores via satélite

O sistema mostra a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes, auxiliando a selecionar fornecedores.

A rede de supermercados Carrefour passou a integrar a Global Forest Watch (GFW), renomada rede global de defesa florestal com diversos parceiros ao redor do mundo. Por meio de um novo sistema de monitoramento via satélite, a organização oferece para essas empresas dados de mapeamento das áreas de floresta, sendo possível acompanhar online a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes. Dessa forma, a ferramenta auxilia os parceiros da GFW a selecionar e gerir seus fornecedores, principalmente em áreas consideradas de risco, evitando fazer negócios com empresas vinculadas ao desmatamento ilegal e estimulando agropecuária sustentável.

- Publicidade -

Além de compartilhar suas próprias informações com a organização e demais parceiros, o Carrefour utilizará os dados desse sistema na gestão de parceiros e fornecedores no Brasil, sendo que as informações sobre as demais zonas monitoradas também poderão ser acessadas por outras operações da companhia ao redor do mundo. A nova ferramenta foi anunciada no Fórum Econômico Mundial, realizado recentemente em Davos, na Suíça.

Desde 2010, o Grupo Carrefour está comprometido globalmente com o desmatamento zero até 2020, quando deixará de comercializar produtos de empresas vinculadas ao desmatamento de qualquer natureza. Desde então, uma política florestal foi desenvolvida pela companhia, auxiliando as subsidiárias do Grupo Carrefour na gestão rigorosa e sustentável das cadeias de fornecimento, especialmente de óleo de palma, madeira, soja e carne bovina.

“Por meio dessa nova parceria, contamos com mais um eficiente instrumento de monitoramento e controle, que identifica as causas da perda de biodiversidade, como desmatamento e emissões de CO2, especialmente no Brasil. A luta contra o desmatamento é um desafio coletivo e a rastreabilidade passa a ser uma ferramenta fundamental para encontrar soluções e promover mudanças reais”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

- Publicidade -