- Publicidade -

Capital canadense ganha prédio sustentável em antiga área industrial

A região de Wellington Street, na capital canadense, Ottawa, era marcada por ser uma área industrial. No entanto, o local tem tomado uma nova cara, que é completa pelo empreendimento residencial sustentável apelidado de Eddy.

A região de Wellington Street, na capital canadense, Ottawa, era marcada por ser uma área industrial. No entanto, ao ser ocupada por artistas, empresas inovadoras, cafés e cervejarias, o local tem tomado uma nova cara, que é completa pelo empreendimento residencial sustentável apelidado de Eddy.

- Publicidade -

O edifício possui seis andares e foi projetado para alcançar o selo LEED Platina. Por isso, deve ser construído respeitando normas rigorosas de construção com baixo impacto ambiental. O prédio tem 57 apartamentos e garagem para carros e bicicletas.

O Eddy conta com um sistema energético altamente eficiente, com bombas de calor geotérmicas, responsáveis pelo aquecimento e refrigeração. Elas são ambientalmente corretas, por serem livres de compostos orgânicos voláteis (COV).

Além da beleza estética, que foge aos padrões de edifícios comuns, o prédio foi pensado de maneira a aproveitar do melhor jeito possível a pequena área em que está inserido. Assim, o estacionamento do local utilizará um sistema chamado de 5BY2, que utiliza 60% menos do espaço de um estacionamento comum.

Este formato de garagem possui uma espécie de elevador que modifica a disposição do carro nas plataformas, reduzindo a área ocupada pelos automóveis. O funcionamento lembra um quebra-cabeça, em que os carros se encaixam perfeitamente.

- Publicidade -

O Eddy é uma prova de que não é necessário ter grandes áreas disponíveis ou desmatadas para construir coisas legais, basta aproveitar o espaço de maneira inteligente. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo

- Publicidade -