- Publicidade -

Para reduzir os índices de poluição, a Cidade do México, capital do país, aposta em uma medida corajosa. Desde o início do mês de abril, os moradores estão andando de trólebus e metrô sem pagar nada.

- Publicidade -

Esta é uma das medidas determinadas pelo secretário de Mobilidade da Cidade do México, Héctor Serrano. E não é a única. A rápida resposta de contenção de poluentes vem após serem registrados altos níveis de concentração de ozônio na capital. Em março, foi recomendado à população que evitasse atividades ao ar livre devido ao nível de poluentes que estava mais que o dobro do recomendado.

Além do passe livre, os motoristas terão que deixar o carro em casa ao menos uma vez por semana. O esquema de rodízio, que já é adotado em diversas capitais pelo mundo, também será adotado aos sábados uma vez por mês.

Os servidores públicos poderão circular com seus automóveis em qualquer dia, desde que adotem a carona solidária. E quem optar pelo transporte privado, poderá ainda aproveitar a corrida de táxi que, devido a uma parceria com governantes, sai pela metade do valor.

Todas as medidas fazem parte do programa “Más x Coche” e valerão até o dia 30 de junho. A partir deste período, as autoridades esperam que a chuva ajude a dissipar os contaminantes no ar.

- Publicidade -

Redação CicloVivo