- Publicidade -

Capital da Nova Zelândia abre mercado grátis para combater desperdício

O que era para durar duas semanas, virou uma iniciativa permanente.

Toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo inteiro por razões diversas. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estimam que cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passam fome.

- Publicidade -

Mas, em Wellington, na Nova Zelândia, uma organização está fazendo a sua parte: distribuindo os itens que seriam jogados no lixo gratuitamente.

Chamada de Free Store, a mercearia começou como um projeto temporário, há cerca de sete anos, pensado pelo artista Kim Paton. Felizmente, a ideia vingou e o que era para durar duas semanas, virou uma iniciativa permanente. Hoje, a loja enche suas prateleiras com alimentos excedentes de padarias e supermercados.

Mas, qualquer morador pode chegar e levar? Segundo o co-fundador Benjamin Johnson, não há nenhum tipo de restrição. “Não há condições sobre quem pode chegar à The Free Store. Não há critérios. Qualquer um pode vir por qualquer motivo e levar o que quiser”, garante.

Foto: Free Store/Divulgação
Foto: Free Store/Divulgação

O mercado gratuito tem o apoio de voluntários, doadores e cerca de 65 fornecedores, localizados em torno do centro da cidade de Wellington. De acordo com Johnson, a Free Store distribui entre 800 a 1.500 itens alimentares a cada sexta-feira entre as 18h e as 19h, com média de cerca de 250 mil itens alimentares -; o que equivale a um milhão de dólares de alimentos economizados por ano.

- Publicidade -

Vale lembrar também o desperdício representa 10% das emissões globais da agricultura. Um estudo do Instituto de Pesquisa sobre o Impacto Climático de Postdã mostrou que esse número pode aumentar de 0,5 para 2,5 gigatoneladas as emissões de CO2e até 2050.

A Free Store já possui quatro lojas em toda a Nova Zelândia.

Redação CicloVivo

- Publicidade -