- Publicidade -

Capacete detecta níveis de estresse de ciclistas

Criado por uma ex-aluna do MIT, o equipamento possui tecnologia de eletroencefalografia (EEG) e GPS.

Quantas vezes você já imaginou como seria ler a mente das pessoas? Parece “coisa” de filme, mas uma ex-aluna do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, desenvolveu um equipamento com esta finalidade.

- Publicidade -

Trata-se de um capacete com uma tecnologia capaz de identificar o estado de espírito do ciclista. O aparelho foi desenvolvido por Arlene Ducao, moradora do Brooklyn (Nova Iorque), que, recém-formada no MIT, hoje é empresária e desenvolve sistemas criativos de computação.

A ideia de criar o capacete tecnológico surgiu quando ela começou a andar de bicicleta em Nova Iorque. Arlene, que nasceu em Cockeysville (região de Baltimore), demorou a se adaptar com o grande centro urbano. De início, incrementou capas e luzes no equipamento para torná-lo mais limpo e seguro. Aos poucos, passou a realizar experimentos buscando a interatividade.

Batizado de MindRider, o capacete possui a tecnologia de eletroencefalografia (EEG) com sensores que detectam as ondas cerebrais e mostra os níveis de estresse por meio de luzes LED. O protótipo pode ser uma ótima opção para analisar o que acontece com a mente das pessoas quando elas pedalam. Tudo isso é padronizado por três cores: verde (significa calma e foco), amarelo (quando o ciclista está levemente agitado) e vermelho (tensão). Se a cor vermelha estiver piscando, significa pânico.

- Publicidade -

A última versão do capacete foi ainda mais aprimorada. Equipado com um GPS, agora é possível mapear as atividades do cérebro segundo o tempo e espaço. Dessa forma, o produto pode contribuir com o indivíduo no sentido de registrar quais áreas ou ruas podem deixá-lo mais estressado.

Com apoio de instituições e empresas, Arlene está em busca da melhor maneira de viabilizar o produto a todos os interessados. Para saber mais sobre seu trabalho, clique aqui.

- Publicidade -

Marcia Sousa – Redação CicloVivo