- Publicidade -

Cancun planeja hotel sustentável em meio ao mar

Além do design bastante inovador, o edifício deve ser a solução para alguns problemas enfrentados em áreas costeiras.

O Grand Cancun é um projeto audacioso de um hotel construído no meio do mar. A ideia ganhou destaque ao se sagrar vencedora de um dos principais concursos mundiais de arquitetura para hotéis, o “Radical Innovation in Hospitality Awards”.

- Publicidade -

Além do design bastante inovador, o arquiteto responsável pelo projeto, Richard Moreta Castillo, apostou em alternativas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental da construção e transformar o edifício em uma solução para alguns problemas enfrentados em áreas costeiras.

O Grand Cancun será uma mega construção feita sobre palafitas em meio ao mar. Ele funcionará como hotel e também disponibilizará espaços para centros comerciais e de convenções, cinemas, entre outras coisas. A sua construção é considerada uma comemoração pelo aniversário de 50 anos da fundação da cidade caribenha.

As técnicas de limpeza e tratamento da água residual e cuidado com o lixo impedirão que poluentes sejam descartados nos mares. O prédio deve ser autossuficiente em energia e ainda pretende ajudar a fornecer água potável e eletricidade limpa para a cidade.

Para alcançar o objetivo de ser sustentável, o Grand Cancun terá a maior parte de sua superfície coberta por painéis solares. Os blocos terão suas próprias turbinas eólicas e abaixo do prédio estarão os sistemas de coleta de energia a partir das marés e das ondas. A água da chuva será coletada e reutilizada e a água residual passará por tratamento para uso em jardim. Um dos diferenciais da estrutura é a grande usina de dessalinização por osmose reversa, que fornecerá grande quantidade de água potável.

- Publicidade -

Outro destaque do hotel é o cuidado tido com a limpeza do mar. Através de coletores, os resíduos sólidos flutuantes e os hidrocarbonetos serão coletados. Para finalizar, água ainda será alimentada e purificada para aumentar a biodiversidade marinha na região. Com informações do 05 Dimensions.

Redação CicloVivo

- Publicidade -