- Publicidade -

Campinas tem o primeiro empreendimento a receber o selo AQUA no interior de SP

O empreendimento conta com diversas soluções de redução do impacto ambiental, aplicadas em todas as fases do projeto e recebeu o selo AQUA de cuidado ambiental.

A cidade de Campinas tem o primeiro empreendimento residencial a receber o selo AQUA de cuidado ambiental em todo o interior do estado de São Paulo. Já finalizado, o complexo conta com 368 apartamentos espalhados por uma área total de 70 mil metros quadrados.

- Publicidade -

O Horizon Residence Premium foi construído em 30 meses pela Brookfield Incorporadora e contou com o aporte da proActive Consultoria, assessoria especializada em construções sustentáveis. O empreendimento conta com diversas soluções de redução do impacto ambiental, aplicadas em todas as fases do projeto.

De acordo com as informações fornecidas pela consultoria, durante a fase de obra, o sistema permitiu a reciclagem de 3.400 toneladas de resíduos da construção. Além disso, o modelo permite a redução de 38,51% no consumo de água e 28% os gastos com energia.


Foto: Divulgação

O selo AQUA, fornecido no Brasil pela Fundação Vanzolini, é a garantia de que as premissas sustentáveis foram seguidas em todas as fases e serão aplicadas também em soluções para o usuário do edifício. Os padrões avaliados são divididos em 14 categorias de desempenho, que passam por todas as etapas até o uso final da estrutura.

- Publicidade -

Para os moradores conseguirem se beneficiar da economia de água e energia proposto no projeto, foram utilizadas tecnologias específicas. Ventilação natural cruzada e uso de janelas com bandeira inferior de vidro são alguns dos exemplos que possibilitam a redução no consumo energético. Além disso, os banheiros foram equipados com descargas de duplo acionamento e torneiras com fechamento automático, que reduzem o desperdício dos recursos hídricos.


Foto: Divulgação

O empreendimento conta com bicicletários, que devem incentivar o uso da bicicleta para o lazer e transporte, e também disponibiliza lixeiras de coleta seletiva nas áreas comuns. Todas as áreas do condomínio são equipadas com sensores de presença, que apagam as luzes quando ninguém está no ambiente, e o paisagismo conta com espécies nativas e soluções que aumentam a permeabilidade do solo.  

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Redação CicloVivo